A nova edição da revista Ser Médico, n° 95, produzida pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), já está disponível no site, tendo, como protagonista, os “Cuidados Paliativos”. Entre os destaques, uma retrospectiva sobre o surgimento da filosofia paliativista; a relação da pandemia com esta prática e entrevista com Robert Twycross, médico e professor britânico que desempenhou um papel fundamental na incorporação do paliativismo à Medicina moderna.
A publicação traz, também, depoimentos de médicos e pacientes do Hospital São Judas Tadeu, unidade que pertence ao Hospital de Amor de Barretos, e dedica-se, exclusivamente, aos cuidados paliativos voltados à Oncologia, sendo referência no Brasil. As diversas particularidades do local, como a inovadora implementação da Central de Intercorrências Ambulatorial Paliativo (CIAP) e a promoção de terapêuticas como a musicoterapia, são alguns dos assuntos abordados no texto.
Outro tema discutido é a ação e os usos clínicos da Vitamina D, que, de acordo com a matéria, deve ser receitada em situações bem definidas. O texto aborda desde a utilização da substância como estratégia de combate à Covid-19 até sua relação com o metabolismo do cálcio.
A nova edição dispõe, também, de reflexão sobre o uso de exoesqueletos em pacientes com lesão modular ou AVC; da crônica “Uma dose de morfina, sem gelo”; da resenha sobre o filme “Hotel Artemis”, além de diversas outras temáticas.
A Ser Médico já está disponível gratuitamente no site do Cremesp (http://www.cremesp.org.br/library/modulos/flipbook/revista/95/index.html).