As redes de franquias seguem avançando pelo Brasil e se tornando referência de sucesso para pessoas que desejam abrir um negócio próprio. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), mais de 50% das cidades brasileiras possuem alguma unidade de franquia. Essa expansão pelo país inclui a chegada de diversas franqueadoras pela primeira vez em cidades com poucos habitantes e o interior. Com modelos menores (e mais baratos), as marcas têm buscado se consolidar fora das capitais.
É o que mostra o ranking das 30 Maiores Cidades em crescimento de unidades de franquias elaborado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). De acordo com o estudo, houve um aumento significativo no número de operações de redes de franquias nas cidades do interior e também naquelas que não são capitais. Dos 30 municípios listados, 12 deles não são capitais. Além disso, a pesquisa revelou que, enquanto houve uma variação de 21,1% no número de unidades nas 12 cidades, nas 18 capitais listadas, esse índice foi de 17,6%.
“Apesar de muito consolidado no país, o franchising ainda tem muito o que expandir, principalmente em pequenas cidades e nos interiores, onde o número de unidades ainda é pequeno e onde o acesso a grandes franquias também fica mais difícil devido ao custo inicial e o padrão das lojas. Trazer propostas diversas dentro de uma franquia é o diferencial para transformar o franchising em algo para todos”, conta Edmar Mothé, CEO da Bio Mundo, a rede mais completa de alimentação saudável do Brasil.
A Bio Mundo nasceu em Brasília, e atualmente, é a rede de produtos naturais, alimentação saudável e nutrição esportiva que mais cresce no país. A marca nasceu com o intuito de proporcionar ao consumidor a maior variedade possível de produtos em um só lugar, promovendo saúde e bem-estar através do pleno acesso a uma alimentação saudável. Em 2022 foi a única do setor premiada com o Selo de Excelência em Franchising dado pela Associação Brasileira de Franquias (ABF).
Neste ano, a marca apresenta um novo modelo de franquia com valor de investimento mais baixo pensado para regiões periféricas de grandes cidades e cidades menores de até 150 mil habitantes.
Nesse modelo, as lojas terão o tamanho reduzido de 30m² a 70m². Com mobiliário e graneis diferenciados, será possível reduzir o investimento inicial e manter a variedade de produtos. Para adquirir uma unidade Bio Slim é necessário apenas R$265 mil com a taxa de franquia inclusa no valor.
Vale lembrar que todas as unidades da rede contam com o diferencial de serem adaptáveis de acordo com a realidade do local, seja em rua, shopping, aeroporto, centros comerciais, galerias e hipermercados.
Atualmente as lojas possuem um portfólio que inclui itens à granel, diet, light, integrais, veganos, sem glúten, sem lactose, vegetariano, nutrição esportiva entre outros que somam em média 3.000 produtos em prateleira e mais de 300 opções à granel. Uma diversificação que permite atrair ainda mais clientes e, consequentemente, garantir um maior faturamento para os seus franqueados, afinal, aproximadamente 20% do faturamento provém do granel.
“Com esse novo espaço, é esperado que a rede tenha um aumento médio de 20% na quantidade de unidades espalhadas pelo país. O objetivo é incentivar a adesão de novos franqueados através da acessibilidade que esse tipo de unidade proporciona, sendo uma importante alternativa para quem quer iniciar em um negócio, mas não possui um capital elevado para investir logo de cara”, continua Edmar.
A rede fechou 2023 com 20,08% de crescimento em relação ao ano anterior e espera 60 novas unidades neste ano.
Fundada em 2015, a Bio Mundo teve maior destaque durante a pandemia e vem se destacando a cada ano com o aumento e procura por uma vida mais saudável.
A empresa estabelece metas agressivas de crescimento, planeja se tornar a primeira rede do segmento e atingir a marca de R$ 500 milhões até 2026, com operação em todos os estados do país.
Sobre a Bio Mundo
A Bio Mundo, rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, foi fundada em 2015, em Brasília, pelo empresário Edmar Mothé ao lado dos filhos Rafael, Bruna e Adriana. Suas filhas, em especial, já consumiam e “faziam parte” do universo mais saudável e fitness, o que colaborou e incentivou o início de toda a criação.
Possui mais de 150 lojas espalhadas em 19 estados do Brasil em apenas 8 anos de história. Conta com 3.000 produtos em prateleira e mais de 300 opções de produtos à granel.
É a vencedora do Prêmio Líderes do Brasil, com case de expansão regional e nacional e dona do Selo de Excelência em Franchising pela Associação Brasileira de Franchising – ABF.