A escritora Renata Formoso, em Londres, uniu forças com a editora estadunidense Catavento Books para ajudar a fortalecer o amor pelo Brasil entre as crianças falantes de português no mundo. Resultado disso: o lançamento infantil Nina Vai ao Brasil, junto do primeiro livro da coleção Eu também falo português, já chegou a leitores em mais de 40 países, como Austrália, Nova Zelândia, Japão e Israel.
Nina, a protagonista da história, é brasileira e mora com a família na Inglaterra. Assim que pôde matar a saudade de visitar o Brasil, embarcou com a avó Teresa em uma saga para conhecer cultura, cores e sabores de dez cidades do país. O enredo serve de identificação para muitas famílias expatriadas, como também incentivo para manter o idioma no dia a dia. Já para as crianças daqui, é uma forma de aprenderem mais sobre os costumes das diferentes regiões.
Nina vai ao Brasil foi lançado em Londres no mês de novembro, em evento organizado e idealizado por mães, brasileiras imigrantes, e reuniu cerca de 50 brasileirinhos que vivem na região. O encontro teve oficinas de desenho com a ilustradora Carolina Coroa, contação de história com a autora, comidas típicas brasileiras, e contato com capoeira, frevo e maracatu.
FICHA TÉCNICA
Título: Nina vai ao Brasil
Autora: Renata Formoso
ISBN/ASIN: 979-8-9865057-2-5
Formato: 20,5 x 20,5cm
Páginas: 32
Preço: R$ 55,70
Onde comprar: Catavento Books Brasil | Catavento Books (venda no exterior)
Sinopse: Nina vai ao Brasil é uma verdadeira celebração da diversidade e riqueza cultural do país. Passando por dez cidades de todas as regiões, o texto de Renata Formoso traz expressões e palavras bem brasileiras, incluindo um pequeno glossário onde as crianças podem aprender ainda mais. As ilustrações de Carolina Coroa apresentam paisagens turísticas e situações cheias de descoberta e afeto, além de um mapa do Brasil com indicação das cidades visitadas por Nina junto da avó Teresa.
Sobre a editora: Com o objetivo de fomentar o amor pela língua portuguesa e cultura do Brasil, a Catavento Books além de livraria e clube de assinatura, agora também tem o próprio selo editorial nos Estados Unidos com venda e distribuição para mais de 50 países. Os livros do selo buscam promover o aprendizado, divertir, incentivar a leitura, destacar a cultura e valorizar autores brasileiros.