Pensando no desenvolvimento do ramo de confeitaria e panificação, a aceleradora Cake Co-Lab nasce para apoiar empreendedores que buscam por crescimento em suas áreas de atuação. A iniciativa pretende amparar quem precisa de estrutura para repensar processos frente aos desafios, remodelando suas estratégias, gerenciando os recursos de compra e implementando tecnologias para aumentar o impacto positivo da marca no mercado.
Com grande experiência em expansão de negócios, o executivo Gabriel Barreiros é o nome por trás de toda essa empreitada. Com 34 anos, Barreiros dedicou os seus primeiros 10 anos de carreira profissional para “criar repertório”, acumulando passagens pelo centenário grupo de materiais abrasivos, a GK abrasivos, na farmacéutica Bausch&Lomb e nas britânicas Informa Group, de seminários corporativos e Michel Page, onde esteve a frente do processo de internacionalização.
Em 2020, ao sentir que havia cumprido sua missão, decidiu se desligar do grupo e foi surpreendido pelas possibilidades do setor da confeitaria. Apaixonado também por empreendedorismo, Barreiros percebeu que poderia colaborar e preencher as lacunas presentes no ramo de confeitaria e panificação que segue crescendo, mas de forma informal e com pouco planejamento.
“A crise impactou muito e foi um desafio e tanto lançar um projeto nesse momento delicado. Mas prefiro não focar nas perdas e centralizar meu conhecimento nas oportunidades”, pontua o Executivo.
A Cake By Yu foi a primeira empresa acelerada, seguida por Brasilidades do Chef Thiago Medeiros e, agora, é a vez da marca residente do espaço, Xêro Confeitaria Criativa do jovem talento Fábio Bibiano que nasceu para resgatar o prazer dos sabores de infância que tanto amamos quando adultos. Nesta páscoa, eles lançam uma linha especial de ovos explorando os sabores artesanais com um toque rústico.
Novas tecnologias e forte compromisso com a diversidade são características fortes dentro da aceleradora que também busca aproximar e atrair investidores para os projetos que serão escolhidos anualmente, já que o sucesso da empresa é o crescimento das marcas apoiadas. A Cake Co-Lab funciona em uma confeitaria modelo, com cozinhas para bolos, doces e chocolateria, além, é claro, de um espaço especial para desenvolvimento de novos projetos e oferece em primeira mão aos seus acelerados tecnologias desenvolvidas pela NinaTech, como a primeira plataforma SaaS do mundo especializada no mercado de confeitaria e panificação que vai apoiar o empreendedor desde o registro de receitas, passando pelo controle e otimização de estoque de matéria prima, precificação e a busca por insumos. “A plataforma também vai conectar fornecedores e confeiteiros disponibilizando ofertas especiais para usuários do aplicativo, além de uma loja montada com apenas um clique. Essa loja virtual se diferencia dos aplicativos de consumo imediato, porque na confeitaria há necessidades específicas que outras plataformas não contemplam”, explica Barreiros.
A Cake Co-Lab ainda disponibiliza um ambiente onde o cliente pode alugar o espaço para eventos sociais e corporativos ou simplesmente provar uma das delícias que são feitas na cozinha.
Cake Co-Lab é uma aceleradora e espaço de fomento ao desenvolvimento do ecossistema confeiteiro que descobre e apoia no processo de crescimento e profissionalização de grandes talentos da Confeitaria e Panificação. Por meio da transformação digital buscamos desenvolver a indústria de maneira mais inclusiva.
Somos apaixonados por tecnologia e empreendedorismo, acreditamos que com as ferramentas corretas e uma criteriosa curadoria podemos descobrir grandes talentos.
Em nosso DNA está um forte compromisso com a inclusão da diversidade e transformação do ambiente corporativo, incentivando colaboração, liderança construtiva e a integração de pessoas, muitas vezes deixadas de lado pelo mercado de trabalho.