No dia próximo dia 26 é celebrado o Dia Mundial de Conscientização Sobre a Epilepsia, uma doença neurológica crônica, mas todo o mês é dedicado à causa, sendo marcado como “Março Roxo”. Neste ano, a Associação Brasileira de Epilepsia (ABE), contará com ações em pelo menos seis estados com foco em informar, combater estigmas e cobrar melhor assistência e condições de tratamento.
Em São Paulo, por exemplo, será realizada uma caminhada na Avenida Paulista, um dos principais pontos turísticos da capital. O ato simbólico está marcado para o dia 24 de março (domingo), às 9h, com concentração na frente do Parque Mário Covas e percurso que será finalizado no prédio da Fiesp.
No ponto de chegada, os participantes poderão se inscrever na ação “Estação Saúde Fiesp” e participar de oficinas sobre a epilepsia, incluindo o protocolo C.A.L.M.A, conjunto de ações para auxílio de pessoas em crise epiléptica, que é um projeto idealizado pela ABE e implementado na Universidade Federal de Goiás, aliado a um guia de primeiros socorros.
Números e cenário da epilepsia no Brasil
De acordo com os especialistas da ABE, cerca de 2% dos brasileiros, o equivalente a 4 milhões de pessoas, têm epilepsia. Já dados da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, mostram que cerca de 30% dos pacientes enfrentam estágios graves da doença, evidenciando a necessidade urgente de atenção e tratamento adequados.
A ABE desempenha um papel fundamental na conscientização e na defesa dos direitos das pessoas com epilepsia. Maria Alice Susemihl, presidente da instituição, destaca: “É essencial garantir que todos os pacientes tenham acesso a tratamentos eficazes no Sistema Único de Saúde e suporte. No momento, a terapia VNS — usada em quadros graves — não está sendo disponibilizada como deveria pelo governo e diversas pessoas sofrem uma perda na qualidade de vida, devido à falta de oferta desses tratamentos mais caros”.
A ABE continua a advogar por políticas que promovam o diagnóstico precoce, o acesso universal ao tratamento e a inclusão social. Para conferir a programação completa criada pela Associação Brasileira de Epilepsia para o Março Roxo, acesse: https://epilepsiabrasil.org.br/
Serviço
Caminhada Março Roxo 2024
Data: 24/03/2024 (domingo)
Horário: 9h
Local: Avenida Paulista
Início: Parque Mário Covas
Destino: Fiesp
Evento gratuito
Sobre Associação Brasileira de Epilepsia
A ABE é uma Associação sem fins lucrativos que se estabeleceu como organização para divulgar conhecimentos acerca dos tipos de epilepsia, disposta a promover a melhora da qualidade de vida das pessoas que convivem com a doença. Integra o International Bureau for Epilepsy e é composta por pessoas que têm epilepsia, familiares, neurologistas, nutricionistas, advogados, assistentes sociais, pesquisadores e outros profissionais. Atua formando grupos de autoajuda, facilitando a reabilitação profissional, lutando pelo fornecimento regular de medicamentos nos postos de saúde e hospitais públicos, além de batalhar, incansavelmente, pelo bem-estar das pessoas que convivem com a doença e pelo fim dos estigmas e preconceitos sociais.