Nos últimos anos, o gift card, também conhecido como “cartão presente”, passou a ser utilizado com frequência pelos consumidores do país. Diversas são as possibilidades de serviços fornecidos por empresas dos mais variados segmentos, como produtos estéticos, música, jogos e streaming, além de outras diversas opções no varejo, que vão desde alimentos à eletrodomésticos.
Dados do relatório Global Gift Card Survey, apontam que a indústria de gift cards deve movimentar mais de US$221 bilhões até 2024. Considerando apenas o Brasil, em 2021, foram movimentados aproximadamente R$4 bilhões em vendas. Neste montante, a Card, vendeu mais de R$150 milhões em pontos de vendas (PDV’s) e plataformas digitais.
“Percebemos que o consumo de gift cards vem aumentando progressivamente nos últimos anos. Atualmente, o consumidor pode comprar um cartão presente para qualquer serviço ou produto que desejar, e o nosso portfólio é moldado em busca de atender essa necessidade do brasileiro que vive nas cinco regiões do país”, explica Rogério Albuquerque, head de marketing da Card.
Desde 2016, a Card, empresa de meios de pagamento e soluções de tecnologia, realiza a venda de gift card em PDV’s de varejistas parceiros. Além dos pontos físicos, a empresa também realiza as vendas pela sua plataforma e iniciativas digitais da marca que servem de ganho agregado para qualquer empreendedor
Desempenho do gift card no varejo brasileiro
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), a venda de gift cards deve acompanhar a alta de 0,8% do varejo brasileiro no primeiro trimestre de 2022, o melhor resultado dos três primeiros meses do ano em relação a 2020 e 2021.
As datas comemorativas também funcionam como grande impulso para a venda de vale presentes. Comemorações como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, entre outras, costumam refletir positivamente no lucro de gift cards de varejistas.
Oportunidade de negócio captada pela Card
A Card realiza a venda de gift cards de diversos segmentos em seus pontos de venda e plataformas digitais. Com destaque para jogos e streaming, que representam cerca de 80% das vendas totais, a empresa ainda oferece:
Nos últimos meses, ainda foram adicionados na plataforma gift cards, como o Sem Parar, Tinder e HBO Max, serviços diferentes que vem ganhando aderência no país.
“O mundo físico e digital estão extremamente alinhados nos dias de hoje, por isso, na Card, olhamos para os dois setores com extrema equivalência para fornecer o mesmo parâmetro aos nossos parceiros, tanto nos pontos de venda, como nas plataformas da Card”, finaliza Rogério.