Consumidores do Grande ABC estão dispostos a investir mais na ceia de Natal deste ano em relação a 2020. O gasto médio das famílias deve chegar a R$ 510, contra R$ 392 no ano passado, um aumento real de 17,5% se considerada a inflação de 10,7% nos últimos 12 meses, segundo Pesquisa de Intenção de Compras – PIC Ceia de Natal realizada pela Universidade Metodista de São Paulo.
Um dos motivos para esse movimento é o aumento de pessoas vacinadas contra a Covid-19 e a tendência ao menor isolamento, o que ampliará as reuniões familiares para a ceia e elevará o número médio de participantes. “Outro fator explicativo é a inflação, que elevou os preços comparativamente ao ano passado”, aponta professor Sandro Maskio, coordenador de pesquisa do Observatório Econômico da Metodista.
Aves na liderança
Quanto à composição da ceia, não houve alterações significativas em relação a 2020, à exceção da ampliação da preferência pelo pernil assado, possivelmente pela redução do preço da carne suína ao longo de 2021 de aproximadamente 6% até novembro, frente à inflação de 9,26% no mesmo período, segundo o IPCA-IBGE. A liderança, contudo, continua com as tradicionais aves assadas (14,3% das preferências), seguidas pelo pernil (12,9%), farofas (12,6%), panetone (11,7%), frutas (10,7%) e pavês (10%).
A maioria das famílias (53,9%) deverá realizar a ceia na própria casa. A proporção de consumidores que declararam que gastarão acima de R$ 500 (57,4% dos entrevistados) mais que dobrou este ano em comparação com o ano passado (28,1%), puxada especialmente por famílias com renda entre 10 e 20 salários mínimos. A PIC Ceia de Natal envolve 358 questionários validados nos sete municípios do ABC paulista. O estudo apresenta margem de erro de 4,3 pontos percentuais, com 95% de confiança.
Acompanhe a íntegra da pesquisa: http://portal.metodista.br/observatorio-economico/publicacoes/arquivos/PICCeiaNatal2021.pdf