“Temos histórias bem parecidas: dois bailarinos que não tinham o melhor físico, mas muita vontade
de crescer e se tornar profissionais, os dois vindo de famílias de classe baixa e que puderam
o ballet através de projetos sociais”.
Stefania Petry e Erick Silva
Idealizadores do Curso
O Curso de Férias Mostra Dança foi idealizado pelos bailarinos Stefania Petry e Erick Silva, que viveram a falta de oportunidades, mas também o prazer de seguir um sonho. O objetivo era incentivar os amantes da dança que querem aprimorar o conhecimento e seguir a carreira de bailarino profissional, aproximando os bailarinos dos professores de grandes escolas e abrindo as portas para bolsas e contratos de trabalho internacionais para todos os bailarinos, independente de físico, de ser ou não o solista da escola, mas sim, valorizando seu esforço e trabalho. Além da técnica, a história da dança e a vivência da profissão também é repassada para os alunos.
Criado há 13 anos, a iniciativa foi um sucesso e hoje o Curso de Férias Mostra Dança é o maior curso de férias da América Latina. Já atendeu mais de 4.200 alunos e distribuiu mais de 900 bolsas de estudo, dentro e fora do Brasil.
O foco é aprimorar os fundamentos do Ballet Clássico, mas o Curso de Férias Mostra Dança abre o conhecimento para outras modalidades que fazem a diferença na vida de um bailarino. O intensivo contemporâneo traz algumas das principais linguagens contemporâneas, hoje utilizadas por todas as grandes Cias de Dança, incluindo as mais clássicas, entre elas o Royal Ballet de Londres, o Ballet da Ópera de Paris e o Ballet Bolshoi, de Moscou.
O Curso Mostra Dança se divide em dois:
· Mostra Dança Internacional de Ballet: de 10 a 20 de janeiro
· Mostra Dança Contemporâneo: de 23 a 27 de janeiro
A equipe de professores reúne nomes de destaque no cenário nacional e internacional. São eles:
· Pedro Carneiro – Ex-diretor da Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa e da Munic. International Ballet School. Foi júri do Prix de Lausanne
· Claudia Zaccari – Ex-Solista Opera de Roma Curadora do Prix de Lausanne
· Kristina Grigorova – Solista do Teatro Scalla de Milão e Jurada de Varna (Bulgária)
· Tamas Moricz- Diretor Associado Royal Ballet of Flanders Ex-bailarino do Forsythe
· Hannah Baumgartem – Professora Joffrey Ballet School e Diretora do Dance Now Miami
· Jourdan Epstein – Ex-bailarina Complexions Contemporary Ballet e The Metropolitan Opera
· Cesar Lima – Ex-Diretor Artístico Escola Bolshoi, Maitre de Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
· Stefania Petry- Diretora Mostra Dança Membro do CID-Unesco Criadora da Extensão Universitária do Método Vaganova
· Erick Silva – Diretor Cia. In-Pulso e do Mostra Dança Representante oficial Barcelona Dance Center e Ballet Beyond Borders – USA
· Eleusa Lourenzoni – Diretora da Revista Dança Brasil e dos Festivais Dança Brasil e World Ballet Competition Brasil Jurada e Professora do World Ballet Competition – USA
· Adenis Vieira – Coreógrafo Dancing Brasil 2016
· George Brito – Assistente do Brian Thomas coreógrafo da Broadway no Jazz Central
· Natalia Samarino – Diretora do Pas de Quatre Centro de Dança, Formada em História pela PUC-MG
São ministradas de 4 a 5 aulas por dia, em uma preparação para as audições e a distribuição de bolsas aos participantes. O Curso pode ser complementado pelo Coach de Variação, com 3 aulas particulares, de 15 minutos cada, onde um dos professores internacionais estará guindo e ensaiando o aluno. Alguns dos professores já ensaiaram Zakharova e Osipova, primeiras bailarinas do Bolshoi, Cecília Kerche e Ana Botafogo, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, entre muitas outras estrelas do ballet nacional e internacional. Uma oportunidade inestimável.
Curso Mostra Dança
Internacional de Ballet e Contemporâneo
@mostradanca
Informações e inscrições: https://www.mostradanca.com/
De 10 a 27 de janeiro
Rua João Álvares Soares, 1426 – Campo Belo
História
“Nós também já tivemos esse sonho. Nós somos Erick Silva e Stefania Petry, idealizadores do Curso de Férias Mostra Dança. Nossas histórias são bem parecidas: dois bailarinos que não tinham o melhor físico mas tinham muita vontade de crescer e se tornar profissionais, os dois vindo de famílias de classe baixa e que puderam fazer o ballet através de projetos sociais.
Nós já estivemos no lugar de vocês, pensando que não suficientes e buscando um lugar no mundo da dança, e com muito esforço conseguimos criar uma carreira linda e isso tudo numa época em que nem existia internet como hoje, quando era por carta e telefone (caríssimo as ligações internacionais), foi tudo muito difícil pois não tinha ninguém nos guiando para encontrarmos o nosso caminho, mas cada um encontrou o seu e fez a sua história.
Em 2010 juntos, percebemos a falta de oportunidades de acesso ao melhor da informação da Dança no Brasil e tivemos a ideia de criar o Curso de Férias Mostra Dança para aproximar os bailarinos dos professores de grandes escolas e proporcionar oportunidades de bolsas e contratos de trabalho internacionais para todos os bailarinos, independente de físico, de ser ou não o solista da escola, mas sim dependendo do seu esforço e trabalho como bailarino.
Há cada ano o curso foi crescendo e trazendo maiores oportunidades de dança. Hoje são 13 anos de sucesso e o maior curso de férias da América Latina, já tendo passado por aqui mais de 4.200 alunos e dado mais de 900 bolsas”.