Também conhecido como fade, o degradê é um clássico e um dos mais pedidos nas barbearias de todo o Brasil. Prático, versátil e elegante, ele combina com vários estilos de homens e aumentou ainda mais sua fama após ser adotado por famosos como os atores Will Smith e Jamie Foxx, além do astro do basquete Stephen Curry.
Outra grande referência do degradê no Brasil é o músico e compositor Mr. Dan, que, inclusive, frequenta semanalmente o salão de Allan Calixto, barbeiro especialista no corte com quem tem uma relação de amizade e parceria.
Mr. Dan, amigo e cliente do barbeiro Allan Calixto, aposta no corte degradê
“Para copiar este estilo, basta pedir para seu barbeiro começar com mais volume no topo da cabeça e manter uma graduação até fazer uma finalização com um corte baixo na nuca e nas laterais, deixando essa aparência de degradê”, ensina o barbeiro Allan Calixto, 1º campeão mundial brasileiro de barbearia e embaixador da linha GBS, da GA.MA Italy. “Como os fios ficam mais compridos no topo, este corte é muito versátil, permitindo topetes, tranças e até um cabelo bem comprido”, conclui.
Confira, a seguir, 5 dicas do especialista Allan Calixto para um corte degradê perfeito:
- Peça para o seu barbeiro explorar a alavanca da máquina e pentes de diferentes alturas: Além do uso de pentes de diferentes alturas, é importante que o barbeiro explore a alavanca da máquina – que determina se o corte vai ficar mais rente ou gradual –para fazer um degradê mais complexo e bonito.
- De olho nos pentes de disfarce: grandes aliados do barbeiro no momento de passar a máquina, os pentes de disfarce, são projetados para um acabamentos mais preciso, facilitando na hora de fazer com que o corte fique mais harmonioso e com uma linha de sequência mais natural.
- Peça para eliminar a marcação do corte: As linhas de um corte degradê são onde o barbeiro faz uma marcação para separar onde o cabelo passa de um comprimento para o outro. Porém, para deixar um ar mais natural, é importante que essas marcações sejam removidas. Para fazer isso, o barbeiro precisa usar as quinas da máquina de forma mais lateral.
- Aposte na risca: o famoso “risquinho” em uma das laterais da cabeça é ótima opção para dar um toque estiloso no corte. Para esse detalhe ficar perfeito, o profissional deve levar em conta o formato da cabeça do cliente, garantindo que a linha fique harmoniosa. A dica é fazer o risquinho de forma bem marcada, começando um pouco antes do início do degradê e seguindo a linha do penteado.
- Peça para o profissional utilizar uma máquina de qualidade, que vai ter influência no conjunto da obra: “As máquinas de corte da linha GBS, da GA.MA Italy, por exmemlo, além do design moderno e do motor profissional bem silencioso, contam com a tecnologia Wedge, cuja performance das lâminas arredondadas garantem um corte mais preciso e rente”, explica Calixto. Fica a dica!