O Dia Mundial da Atividade Física, celebrado em 06 de abril, é um convite para a reflexão sobre os hábitos do brasileiro. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos pratiquem atividade física de intensidade moderada por pelo menos 150 a 300 minutos por semana.
Ainda assim, um estudo publicado na revista Circulation da American Heart Association revela que há redução de mortalidade em pessoas que relataram até 300 minutos semanais de atividade intensa ou até 600 minutos de atividade moderada.
Contudo, a realidade é um pouco diferente: uma nova pesquisa Datafolha, divulgada em janeiro de 2025, mostra que quase metade dos brasileiros acima de 16 anos afirma que não pratica atividades físicas (47%). Já 53% afirmam que os exercícios fazem parte da rotina. Destes que praticam exercícios, têm como atividades preferidas a caminhada (25%), a musculação (13%), o futebol (7%), bicicleta e corrida (6% cada).
A data é um ótimo estímulo para começar a se movimentar. Porém, quem entende a importância de praticar atividades físicas deve iniciar de forma equilibrada, para evitar lesões. É o que alerta a fisioterapeuta Juliana Thomé, mestre em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo.
“Quem nunca caminhou, não pode começar com 10 quilômetros. Quem nunca correu, também não deve iniciar com uma corrida de 6 quilômetros, por exemplo. O corpo tem um tempo para se acostumar com cada estímulo. Portanto, é preciso começar de forma moderada e ir aumentando a intensidade e o tempo do exercício gradualmente”, explica a especialista.
“O ideal, antes de iniciar uma atividade física, é buscar um fisioterapeuta para fazer a avaliação do movimento e da postura, evitando lesões por sobrecarga pela execução incorreta”, completa Juliana.
Dicas para evitar lesões ao praticar as atividades físicas preferidas dos brasileiros
Juliana Thomé lista as principais dicas para evitar lesões ao praticar as atividades preferidas dos brasileiros: caminhada, musculação, futebol, bicicleta e corrida. Confira:
Caminhada
-
Comece de maneira leve e aumente gradualmente.
-
Utilize um calçado adequado, com amortecimento.
-
Preste atenção na postura, mantendo o abdômen contraído.
-
Se sentir dores em articulações ou na planta do pé, reavalie a postura e o calçado. Dores musculares (bumbum, coxa e barriga) são normais, mas outra região dolorida merece atenção, sobretudo região lombar, coluna e até mesmo a panturrilha.
-
Se for caminhar na praia, prefira a areia dura e use tênis em percursos mais longos
Musculação
-
Comece com calma e aumente a carga gradualmente.
-
Fique atento à execução correta dos movimentos.
-
Se precisar movimentar o corpo inteiro para fazer um exercício específico para um músculo, a carga pode estar muito alta.
-
Caso sinta dor em articulações ou coluna, procure um fisioterapeuta.
-
O fortalecimento muscular ajuda na prática de outras atividades, como corrida e futebol. Portanto, não desista!
Futebol
-
Se a prática for recorrente, invista em musculação para resistência.
-
Use calçado adequado conforme o tipo de piso (salão, campo, etc.).
-
Faça um aquecimento antes e alongue depois para evitar lesões.
-
Respeite o tempo de descanso do corpo para evitar sobrecarga.
-
Se sentir dores persistentes, busque um fisioterapeuta para avaliação.
Bicicleta
-
Ajuste a bike à sua ergonomia com um profissional (bikefit).
-
Atente-se à altura do guidão, assento e posição do tronco.
-
Evite ficar muito abaixado para não sobrecarregar a coluna.
-
Evite levantar ou tensionar os ombros para evitar sobrecarga
-
Se sentir dores na lombar ou articulações, reavalie a postura e o ajuste da bike.
Corrida
-
Comece intercalando corrida e caminhada para ganhar resistência.
-
Use um tênis adequado para a corrida, com amortecimento. Ao escolher o calçado, observe que ele não pode ser muito rígido nem muito flexível. Uma dica é fazer o teste e tentar “dobrar” o tênis para avaliar a flexibilidade dele.
-
Mantenha o abdômen contraído e observe sua postura. Quando não conseguir mais sustentar a contração abdominal e começar a compensar curvando os ombros, pode ser a hora de descansar.
-
Se correr longas distâncias, fortaleça os músculos com musculação.
-
Caso sinta cansaço excessivo ou dores nas articulações, reduza a intensidade e busque orientação profissional.