O Brasil mais uma vez será sede do Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day) que surgiu por aqui, ganhou visibilidade mundial e ao chegar à 4ª edição, teve um aumento de 800% no número de cidades participantes e de 500% no número de atividades que serão realizadas em relação a 2018. E cria um novo marco ao distribuir cerca de R$ 14 milhões em bolsas de estudo em diferentes escolas criativas parceiras da iniciativa. Serão 112.695 bolsas de até 100%. O evento consolida a data como a maior experiência imersiva do planeta com a missão de acelerar a revolução da aprendizagem e garantir que milhares de pessoas possam desenvolver novas habilidades com foco em empregabilidade e geração de renda, contribuindo para reduzir os danos e prejuízos causados pela pandemia.
Três movimentos globais reiteram a importância da realização do World Creativity Day com a temática de apoiar a nova educação para o desenvolvimento de habilidades do futuro e com isso acelerar a formação da criatividade e da inovação, recriando o desenvolvimento social econômico pautado pela sustentabilidade e pelo conhecimento em rede. São movimentos da ONU, do Fórum Econômico Mundial e da Unesco.
A Unesco América Latina declarou apoio à iniciativa e abrirá a transmissão do World Creativity Day no dia 21 de abril direto de São Paulo para todo o país pelo Youtube. O evento será encerrado com show do cantor norte-americano Donavon Frankenreiter no final da programação no dia 22 de abril. Paralelamente serão realizadas centenas de atividades, escolhidas pelos participantes ao baixar o aplicativo World Creativity Day 2021.
ONU escolheu 2021 como o Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável
A Assembleia Geral da ONU estabeleceu 2021 como o Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável. A proposta reconhece a necessidade de promover o crescimento econômico sustentado e inclusivo, fomentando a inovação e fornecendo oportunidades para todos e o respeito por todos os direitos humanos.
A Organização das Nações Unidades também identificou a necessidade contínua de apoiar os países em desenvolvimento e aqueles com economias em transição na diversificação da produção e das exportações, inclusive em novas áreas de crescimento sustentável, como as indústrias criativas.
E o Fórum Econômico Mundial trabalha para atingir 1 bilhão de pessoas até 2025 no desenvolvimento de 10 principais habilidades, que o World Creativity Day acrescentou outras três para definição dos temas que estarão nos cursos, atividades e aulas promovidas.
Sobre o “esquenta” para o World Creativity Day
O esquenta para a grande programação está ocorrendo entre os dias 22 de março e 20 de abril. Chamado Festival Criativista, surgiu com o intuito de incentivar todos os líderes, voluntários, inspiradores, escolas parceiras e patrocinadores a levarem a Revolução Criativa para dentro das suas cidades e das suas casas e empresas. A divulgação será pelo YouTube World Creativity Channel com entrevistas ao vivo de 30 minutos de duração com líderes locais de capitais em todas as regiões do país. Também serão apresentadas as escolas parceiras para esse movimento.
As lives serão realizadas sempre diariamente às 11h (BRT) e será comandada por Lucas Foster, idealizador do World Creativity Day. Os líderes poderão divulgar as atividades que irão acontecer, bem como falar sobre o movimento criativo da sua região. As escolas parceiras poderão compartilhar com a comunidade suas histórias, falar sobre a parceria com o WCD, sobre os cursos e as bolsas de estudo.
“Além disso, também teremos a participação dos líderes comandando o Instagram do @worldcreativityday por um dia, trazendo tudo que estão desenvolvendo e mostrando como a criatividade transforma vidas”, declara Foster.
A programação prevista:
22/03 Brasil Porto Alegre – Wayner Bechelli
23/03 Internacional Hongkong – Phil Morgan
24/03 Escola De Criatividade – Jean Sigal
25/03 Brasil Curitiba
26/03 Internacional Austrália – Martha Passos
27/03 Escola Saibalá
28/03 Brasil São Paulo – Allan Szacher
29/03 Internacional Paquistão
31/03 Brasil Rio De Janeiro
01/04 Internacional Abu Dhabi
02/04 Escola Perestroika
03/04 Brasil Salvador
04/04 Internacional Moçambique
05/04 Singularity University
06/04 Brasil João Pessoa
07/04 Internacional Paris
08/04 Escola Domestika
09/04 Brasil Belém
10/04 Internacional Lisboa
11/04 Escola The School Of Life
12/04 Brasil Manaus
13/04 Internacional Eua Hartford
14/04 Escola Digital House
15/04 Brasil Brasília
16/04 Internacional Punta Cana (a confirmar)
17/04 Escola Descola
18/04 Brasil Campo Grande
19/04 Internacional Colômbia (a confirmar)
20/04 Cerimônia de Abertura WCD 2021
(poderá haver alterações)
Sobre o criador do World Creativy Day
Lucas Foster é psicólogo, especialista em criatividade, além de empreendedor e investidor na área de economia criativa. Fundou a Originals Network, holding de negócios criativos proprietária das empresas ProjectHub, LabCriativo e Originals Media House. Idealizou o Prêmio Brasil Criativo, consagrado como a premiação oficial da economia criativa brasileira e o World Creativity Day, iniciativa global que celebra a criatividade como matéria-prima para o desenvolvimento sustentável.
Considerado um dos principais nomes por trás da economia criativa no Brasil, é também o responsável pela pulverização do conhecimento, do incentivo à sustentabilidade e da formação empreendedora. Segue em busca de fazer crescer sua rede de contatos com iniciativas diversificadas, sempre conectadas pela inovação e ousadia.
Serviço
O quê: Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day)
Quando: 21 e 22 de abril, das 9h às 21h
Onde: no Youtube e no aplicativo oficial WCD 2021
World Creativity Day
www.instagram.com/worldcreativityday
www.youtube.com/c/WorldCreativityChannel