A melhor forma de aprender qualquer coisa nova é associar o conhecimento a algo que marque sua experiência. Por exemplo, quem não se lembra de um perfume que sentiu o cheiro? Por gostar ou não da fragrância, você certamente não se esqueceu e associou até o nome do perfume. O cérebro entende melhor quando vive determinada experiência. Por isso, se você quer aprender francês de um jeito criativo, vale conferir as 5 dicas que a professora Jana Schmidt, conhecida como Mademoiselle nas redes sociais, separou.
Sim, você vai explorar os 5 sentidos para aprender um pouco sobre a língua francesa. Vamos começar?
1 – Uma imagem vale mais que mil palavras
Essa frase que teria sido dita por Confúcio faz todo sentido quando pensamos na aprendizagem. Sim, o cérebro se atenta muito ao que os olhos estão vendo. Então, na primeira dica vamos de imagens?
A professora recomenda visitar museus online como o Louvre (www.louvre.fr), explorando obras de mestres como Monet, Renoir e Degas. Para um toque moderno, a outra dica é conhecer o trabalho de artistas contemporâneos como JR (www.jr-art.net), cujas instalações visuais são inspiradoras e refletem a diversidade da língua francesa.
2 – Sem a música a vida seria um erro, disse Nietzsche
Ouvir, ler a letra e cantar pode ser a melhor ferramenta de todas para você aprender francês com música. A professora recomenda explorar artistas francófonos como Louane, Édith Piaf, Charles Aznavour e Stromae. A música “La Vie en Rose” de Piaf é um clássico que transmite a elegância da língua. Quer mais? A dica de ouro é você utilizar sua plataforma de áudio preferida para criar playlists de músicas francesas contemporâneas, proporcionando uma trilha sonora envolvente para os estudos.
3 – A gastronomia é uma arte e os pratos que dela nascem são suas obras
A frase do Chef Di Manno tem tudo a ver com a terceira dica, a gastronomia francesa. Que tal você preparar um prato clássico francês como o “Coq au Vin” (galo ao vinho)? E que tal também seguir as receitas detalhadas de chefs renomados como Julia Child? Esteja atento às instruções em francês e, ao saborear cada ingrediente, associe os termos à culinária, tornando a experiência uma aula literalmente deliciosa e prazerosa.
4 – Qual tal experimentar um dos famosos perfumes da França?
Os perfumes franceses são mundialmente conhecidos pela sua qualidade e sofisticação. Ao explorar o olfato, escolha um perfume francês icônico como o Chanel Nº 5. Envolva-se na história da marca, compreendendo os processos de criação e os ingredientes utilizados. Associar o aroma a situações do cotidiano e aprender os termos em francês relacionados às notas olfativas enriquecerá seu vocabulário de maneira única.
5 – A moda francesa pode te inspirar
Chegou a vez de usar o tato e para isso vamos falar de moda? Mais uma coisa que os franceses entendem bem. A dica é explorar tecidos, tocar roupas de estilistas renomados como Coco Chanel e Yves Saint Laurent. Além disso, familiariza-se com termos relacionados à moda em francês, diferenciando tecidos, cortes e estilos. A leitura de revistas de moda francesas como Vogue Paris proporcionará uma experiência tátil e visual simultânea.
Qual sentido você vai estimular primeiro para aprender francês? Ao incorporar elementos visuais, auditivos, gustativos, olfativos e táteis, você não apenas aprimora suas habilidades linguísticas, mas também mergulha na riqueza cultural da França, tornando o aprendizado uma jornada prazerosa e significativa.