As férias escolares estão aí e é sempre um desafio saber quais atividades sugerir e o que fazer com as crianças e os adolescentes. Então, que tal aproveitar esse período para incentivar o hábito da leitura? Pensando em transformar essa jornada em mais do que um passatempo, inserindo a leitura em uma porta de entrada para um universo de conhecimento, imaginação e aventuras, a Associação Viva e Deixe Viver, ONG que atua há 26 anos com contação de histórias em hospitais e escolas, em parceria com Pedro Bandeira, autor de livros infantis, lançam o projeto “Viva nas férias com Pedro Bandeira” com uma programação repleta de atividades literárias e culturais para toda a família.
Durante todo o mês de julho, serão disponibilizados no canal Viva e Eduque na Soul TV (897), e nos perfis do Instagram e TikTok da ONG (@vivavdv) e do escritor (@eupedrobandeira), vídeos exclusivos com Bandeira dando dicas para o desenvolvimento do hábito de leitura por meio de suas principais obras, como “A Droga da Obediência”, “O Fantástico Mistério de Feiurinha”, entre muitas outras. Os conteúdos terão cerca de um minuto e meio e serão postados sempre aos domingos e terças-feiras, às 18h.
“Com esse projeto queremos aproximar as crianças e adolescentes dos livros impressos, sem cobranças ou obrigações, mas mostrando que ler é sempre um momento de alegrias e descobertas. E ter o Pedro Bandeira, esse grande nome da literatura infanto-juvenil, com a gente nessa iniciativa é a certeza de que conquistaremos esse público com a sua narrativa enriquecedora e com dicas que os acompanharão por toda a vida”, enfatiza Valdir Cimino, fundador da Viva e Deixe Viver.
Na programação do “Viva nas Férias com Pedro Bandeira” também acontece o “Sarau Viva On”, sala virtual de contação de histórias da Viva e Deixe Viver. Serão dois bate-papos com o autor, ao vivo, em que os contadores de histórias da ONG farão a leitura de clássicos de todos os tempos de Pedro Bandeira e, na sequência, conversarão com o autor sobre literatura, processo criativo e obras literárias. As duas sessões estão agendadas para segunda-feira (1º/7), das 10h às 12h, e na quinta-feira (18/7), das 19h às 21h.
“Se desde muito pequena, uma criança é estimulada por seus familiares por meio da contação de histórias e da leitura de livros, automaticamente a literatura vai fazer parte da sua educação e a acompanhará por toda a vida. Esse momento na infância é muito importante e precisa ser cada vez mais estimulado. Uma pena que no Brasil esse costume não é tão comum. Porém, se a gente quer que esse país vá para a frente, devemos estimular que as crianças conquistem um grande universo vocabular, possibilitando pensar e formular ideias. Sabemos que os livros são fundamentais neste processo. Mas para isso acontecer, temos que começar em casa”, salienta Bandeira.
Parceiro da Viva e Deixe Viver há 24 anos, Bandeira foi a estrela da campanha publicitária que comemorou os 25 anos da instituição. “Eu admiro muito o trabalho da ONG. É uma atuação fabulosa e provou quimicamente que o ato de contar a história funciona como um medicamento para crianças e adolescentes hospitalizados. Podemos ver que a emoção, proporcionada pela leitura de um livro, é um remédio tão poderoso que deve ser prescrito. Não é só mais uma experiência, é uma certeza. E o que nós queremos é espraiar essa certeza”, finalizou o escritor.
Com o lançamento do “Viva nas Férias com Pedro Bandeira”, a Associação Viva e Deixe Viver dará continuidade ao projeto, anual e sempre nas férias de julho. A intenção é que a cada nova edição, um autor de livros infanto-juvenil seja convidado.
“Por meio da arte de contar histórias, formamos cidadãos conscientes da importância do acolhimento e que produzem bem-estar a partir de valores humanos como empatia, ética e afeto. Com o projeto, invadimos a TV e as redes sociais para mostrar a importância e o estímulo à leitura. Fomos além da nossa atuação nos hospitais e escolas e queremos chegar nos lares e a parceria com Pedro Bandeira só enriquece a nossa missão”, finaliza Cimino.