A Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão, anuncia uma série de atividades especiais para as férias de julho, focadas na reabilitação e desenvolvimento das crianças e adolescentes atendidos pela instituição. Os encontros acontecem entre os dias 15 e 19 de julho, e foram cuidadosamente planejadas para promover habilidades sensoriais, motoras e cognitivas, além de proporcionar momentos de lazer e interação social.
A programação contará com:
– Dia da Culinária, em que crianças, com a ajuda da Terapeuta Ocupacional da Fundação, irão preparar chantilly de diferentes cores e terão confeitos variados para decorar cupcakes, estimulando assim a criatividade por meio das texturas e da audiodescrição dos ingredientes.
– Visita do Corpo de Bombeiros para ensinar às crianças e adolescentes as formas de proteção para primeiros socorros e como agir em situações de risco, com o objetivo de aumentar a segurança pessoal e a autoconfiança dos participantes.
– Mão na massa! Em parceria com a Bráz Pizzaria, as crianças e jovens cegos e com baixa visão conhecerão a história da pizza e terão a oportunidade de preparar a massa e o recheio. A atividade é projetada para desenvolver habilidades sensoriais ao explorar texturas, aromas e sabores dos ingredientes, além de promover a coordenação motora e a cooperação em grupo.
– Contação de história é uma forma lúdica e interativa, com personagens, sons e vivências táteis, que tem como foco aumentar o repertório e a criatividade dos participantes, além de promover a imaginação e a compreensão auditiva.
– Acampadentro, que será simulado um acampamento dentro da Fundação Dorina. A atividade começará com um bate-papo em volta de uma “fogueira”, seguida de uma sessão de cinema com audiodescrição, pipoca e refrigerante. As crianças poderão vestir pijamas e pantufas, proporcionando um ambiente acolhedor e seguro para interação social e lazer.
A semana de férias faz parte do calendário anual da equipe de Habilitação e Reabilitação da Fundação Dorina, com o objetivo de proporcionar momentos de diversão e ao mesmo tempo trabalhar o desenvolvimento do participantes de diversas formas, já que todas as atividades são realizadas às pessoas atendidas pela Fundação e contam com a orientação dos terapeutas e profissionais especializados.