Uma das formas mais importantes no combate ao coronavírus sem dúvida nenhuma é a higiene geral que deve ser realizada diariamente. Na contenção contra a disseminação do vírus no mundo, infectologistas, pneumologistas, cientistas e especialistas em saúde pública recomendam o isolamento social, além da importância de lavar as mãos a cada contato com o mundo externo. Mas, vale lembrar que segundo os cirurgiões-dentistas, o maior índice de contaminação também chega através da boca.
A campanha Sorrir Muda Tudo e a ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos), fazem um alerta muito importante. Cuidar da higiene bucal é imprescindível, pois evita problemas sérios aos pacientes que tem doenças crônicas como diabetes, hipertensão, colesterol alto, DPCO (Doença pulmonar obstrutiva crônica), Asma, Osteoporose, Derrame Cerebral, Câncer, Mal de Parkinson, Doença de Alzheimer entre outras.
“É necessário que a população compreenda que a saúde bucal é crucial na manutenção da saúde integral e na qualidade de vida, pois está intimamente ligada à saúde do corpo. Além disso, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde”, afirma Rejane Dias, Gerente de Marketing da ABIMO.
Por outro lado, a conexão entre a saúde bucal e o bem-estar geral das pessoas são fundamentais para evitar complicações futuras caso exista diagnóstico positivo de COVID-19. O Presidente da ABO SP (Associação Brasileira de Odontologia), cirurgião-dentista, conselheiro e apoiador da campanha Sorrir Muda Tudo, Dr. Mário Cappellette Junior afirma: “Conscientizar todos os cidadãos sobre os fatores de risco e promover bons hábitos de higiene oral são necessários neste momento de isolamento social no Brasil. A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde do organismo como um todo e muitos não sabem disso por pura falta de informação. Uma boa higiene bucal diminui o risco de problemas bucais e dentários”.
Seguem algumas dicas importantes do setor da odontologia para a população brasileira: