Faltando pouco mais de dois meses para a data mais movimentada para o varejo, muitas dúvidas podem surgir para fazer com que seu negócio alcance o sucesso esperado nas vendas. Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que o Natal de 2024 pode ser desafiador para o comércio. O primeiro semestre, porém, foi positivo, com um crescimento de 5,2% nas vendas do varejo ampliado e de 4,3% no comércio varejista em relação ao mesmo período de 2023.
Aos poucos as lojas de rua e os shoppings centers vão ganhando decorações natalinas. Para os varejistas que ainda estão se preparando, Paulo Moratore, diretor Comercial da Pricefy by Selbetti (www.pricefy.com.br), empresa de referência que oferece tecnologia para fazer da comunicação na loja uma experiência transformadora para colaborador e shopper, apresenta 10 dicas que podem ajudá-los a vender mais nessa comemoração natalina!
1 – Capriche na decoração de Natal
Essa é, afinal, a data mais importante do ano, aguardada durante onze meses por todos, não só pelo lado comercial, mas pela alegria que o Natal traz. Entre no clima natalino e decore seu estabelecimento. Monte uma árvore, ponha luzes pela loja, pendure enfeites e cartazes de ofertas com tema do Natal. Crie formas para chamar atenção do seu consumidor e assim aumente as suas vendas no Natal. A decoração é muito importante, porém deixar a sua loja organizada é essencial.
2 – Fique sempre atento à concorrência
Tenha consciência que você sempre deve analisar sua concorrência. Os clientes preferem empresas que possuem algo diferente a oferecer, principalmente, nas promoções ou na decoração. Portanto, faça uma análise completa sobre o que a sua loja pode oferecer, tanto em atendimento, em decoração, como em produtos para seu o seu consumidor.
3 – Apresente suas promoções nas redes sociais
Aplique seu marketing de conteúdo para o Natal em suas redes sociais. Faça publicações referente à data, com significados natalinos e ideias de presentes, por exemplo, divulgue o que sua empresa fará na comemoração, descontos, sorteios, promoções, etc. Algumas semanas antes do Natal é a época em que os clientes ficam mais atentos às redes sociais em busca de produtos com os menores preços.
4 – Preserve sempre seus clientes antigos
Não deixe de se comunicar com aqueles clientes fiéis as novidades e condições de pagamento que vão oferecer nas vendas natalinas. Vale uma mensagem por WhatsApp, pelas redes sociais ou um e-mail marketing. Mas não perca a chance de conquistar novos consumidores com a sua divulgação especial de Natal.
5 – Crie uma campanha natalina
Promoções e descontos sempre chamam a atenção das pessoas. Portanto, em uma data em que os clientes tendem a gastar mais, como o Natal, uma ótima ideia é apostar em promoções temáticas, que se inspirem no espírito natalino para atrair o consumidor. Um bom planejamento pode lhe dar sempre uma vantagem, por exemplo, você pode agradar seus clientes com um cupom de promoção e ainda manter o seu faturamento em um nível aceitável.
6 – Motive sua equipe
Como a quantidade de vendas no Natal sempre é maior que no decorrer do ano, é preciso vendedores altamente treinados. Isso, porque o fluxo de compradores e saída de produtos é muito maior. É sempre importante atender bem os seus clientes, porém, seus vendedores precisam estar mais preparados e atenciosos, para que o cliente compre muito mais do que o esperado, mas também não podem se delongar tanto no atendimento.
7 – Prepare o seu estoque
Muitos clientes procuram produtos específicos nessa época do ano e uma das piores coisas que pode acontecer na hora da compra deste produto é não os ter em estoque, certo? Esteja pronto para a quantidade de consumidores novos e de movimentação nova que pode acontecer. Essencialmente nos últimos dias, o movimento sempre aumenta. Muitas pessoas deixam para a última hora as compras de fim de ano. Então, tenha um controle otimizado dos seus produtos.
8 – Considere em aumentar o horário do atendimento
Fique atento se a movimentação de cliente estiver grande nas proximidades ao Natal, vale a pena investir em aumentar o horário de atendimento da sua loja. Mas esse desdobramento deve ser divulgado para seus os clientes com antecedência nas redes sociais, WhatsApp e nas suas campanhas de e-mail-marketing.
9 – Ofereça diversas formas de pagamento
Como no Natal falamos de aumento de faturamento, é muito válido recordar que a maioria dos clientes recebe o décimo terceiro salário. Porém, muitos deles precisarão arcar com diversas despesas no início do ano, além das compras e dos presentes de Natal. Pensando nisso, é importante criar ofertas ou condições de pagamento acessíveis para que possam vender mais, como os cupons, códigos de desconto, débito, crédito, parcelamento sem juros, em compras on-line uma ótima opção de pagamento é o boleto bancário.
10 – Automatize a produção dos cartazes de oferta
Hoje sabemos como é uma correria deixar tudo pronto para a chegada do Natal, não é? Vitrines para decorar, gôndolas para organizar, enfeitar a loja, treinar equipe, criar as campanhas promocionais e ainda criar os cartazes e etiquetas de promoção para chamar a atenção do cliente. A melhor alternativa é automatizar o processo, facilitando o dia a dia, trazendo agilidade, padronização e gestão para todo esse processo de precificar a loja.