O Canal Reload (@canalreload) é um projeto que vem ganhando a simpatia e engajamento do público jovem ao descomplicar assuntos complexos, relevantes e urgentes, utilizando formatos inovadores.
Tornando a informação acessível e atrativa ao público jovem o Canal Reload tem hoje uma comunidade formada por mais de 50 mil seguidores no Instagram, Twitter, TikTok e Youtube, que se interessam por debater temas como educação, meio ambiente, gênero, inclusão, racismo, entre outros.
O projeto que já transformou notícias em histórias em quadrinhos, músicas e poesias, agora inova mais uma vez. O Canal Reload acaba de lançar sua primeira notícia em formato Gameplay, um formato de vídeo bastante consolidado no universo gamer, em que um jogador grava a sua própria tela enquanto demonstra a jogabilidade de um game, ao mesmo tempo em que compartilha com outras pessoas essa vivência, que pode ser transmitida através de diversas plataformas.
Algo que para muitas pessoas é uma fonte de diversão, o Canal Reload vislumbra também como uma fonte potente para trazer informação, buscando se aproximar do público através de um formato muito popular entre os jovens.
“Estamos sempre observando como os jovens consomem conteúdos nas redes sociais e já faz algum tempo que queríamos experimentar usar o gameplay como um novo jeito de levar informações bem apuradas até nosso público. Foi muito legal ver como o Mapa dos Conflitos funcionou bem nesse formato.” – explica Hugo Cuccurullo, diretor do Reload.
E foi assim que a apresentadora Letícia Wexell (@leticinios) apresentou a notícia sobre o lançamento do “Mapa dos conflitos”, produzido pela Agência Pública com a Comissão Pastoral da Terra, que pode ser acessado em: mapadosconflitos.apublica.org/index.php.
No vídeo Gameplay Mapa dos Conflitos (https://www.youtube.com/watch?v=1QE9hD1JEZo e https://www.instagram.com/p/Cd8caBwF_hO/), com a mesma fluidez de quem demonstra um jogo, Letícia convida o público para ser seu “player 2”, compartilhando sua navegação por essa análise inédita das ocorrências de conflitos no campo na Amazônia Legal, um levantamento feito de 2011 até 2020 pela Comissão Pastoral da Terra (CPT).
Além de conflitos, o projeto também entrega dados sobre queimadas, desmatamento, violência e até agrotóxicos.
Segundo o diretor e editor da Agência Pública, Thiago Domenici, que coordenou o projeto de criação do Mapa de Conflitos da Amazônia, “o Mapa busca estimular o interesse dos leitores pelos conflitos no campo por meio de uma visualização de dados intuitiva, interativa e com um visual que remete a um jogo de videogame”.
Para ele, o trabalho realizado pela CPT precisa ser cada vez mais valorizado pela sociedade. “Não fosse a CPT, não saberíamos quem sofre injustiças fundiárias e, principalmente, não saberíamos quem morre no campo no Brasil”.
Sobre o Canal Reload
O Reload é um canal jovem que produz conteúdo a partir de reportagens de 10 organizações: Agência Lupa, Agência Pública, Amazônia Real, Congresso em Foco, Énois, Marco Zero Conteúdo, O Eco, Ponte Jornalismo, Projeto #Colabora e Repórter Brasil. Juntas, elas têm mais de 100 prêmios nacionais e internacionais (Prêmio Gabriel García Márquez, Prêmio Rei da Espanha e Leão de Bronze do Festival de Cannes).
O projeto foi uma das iniciativas ganhadoras do Google News Innovation Challenge em 2019, projeto do Google News Initiative, e contou também com apoio da Fundação Ford no Brasil. Em 2022, o projeto foi selecionado para o YouTube’s Sustainability Lab, que tem o objetivo de apoiar organizações de notícias a desenvolverem modelos de negócios sustentáveis em vídeo na plataforma.
Mais informações em @canalreload no Instagram, TikTok, Twitter e Youtube.
SERVIÇO: Canal Reload lança notícia em formato gameplay
https://www.youtube.com/watch?v=1QE9hD1JEZo
https://www.instagram.com/p/Cd8caBwF_hO/
Para saber mais, acesse a plataforma: https://mapadosconflitos.apublica.org/index.php