A Jornada Pedagógica 2024, o maior evento de formação pedagógica do Brasil, ganhou um novo formato e duração. A 14ª edição do evento (sexta no formato online) será feita, pela primeira vez, de modo híbrido e realizada ao longo do primeiro trimestre. O evento anual e gratuito é oferecido pela FTD Educação para a formação de educadores de escolas públicas e privadas de todo país.
Temas importantes, como saúde mental, aprendizagem, inclusão e ESG serão abordados em wokshops com especialistas, nos dias 24 de fevereiro e 02, 09 e 16 de março, como: “Criando boas relações com a saúde socioemocional”, “Abordagem STEAM – Nosso mundo de aprendizagem ativa e colaborativa”; “Diversidade e Inclusão social”; e “ESG e o papel da educação”.
A expectativa da jornada é beneficiar mais de 12 mil profissionais de educação de todo país, que receberão certificado de participação. Após o evento, o docente responderá a uma pesquisa de satisfação e em seguida fará o download da revista Mundo Escolar, que ampliará a reflexão dos assuntos abordados na jornada. As inscrições gratuitas podem ser feitas no link: https://bit.ly/jornadapedagogica2024ftd
Os assuntos em alta
Os temas mais relevantes para os docentes foram levantados em uma pesquisa pré-evento realizada entre os dias 14 de agosto e 1º de setembro de 2023, por meio de questionário online, com 978 respondentes entre professores e coordenadores de escolas privadas e públicas. Profissionais de 24 Estados brasileiros – mais o Distrito Federal – emitiram suas opiniões em respostas de múltipla escolha.
Aos participantes da pesquisa realizada pela FTD Educação foi solicitado que apontassem três assuntos para serem abordados em um evento de formação. O tema “Socioemocional com foco nos professores” foi o mais pedido, com 57,7% das menções. Nesse contexto, os aspectos mais citados pelos participantes foram o da inteligência emocional para educadores, da saúde emocional e do gerenciamento de conflitos em sala de aula e no ambiente escolar.
O segundo tema mais importante apontado no levantamento são as “Práticas pedagógicas”, com 53,7% das indicações. O tópico “Diversidade e Inclusão” figura em terceiro lugar, com 49,5% das menções. Em seguida, com 41,7%, vem “Socioemocional com foco no estudante” e “Formação do professor”, com 40,6%. Já “Tecnologia educacional” e “Aprendizagem” tiveram 27,8% e 24,8% das indicações, respectivamente.
“A Jornada Pedagógica é um evento cuidadosamente concebido e realizado por educadores, destinado aos próprios educadores. Os temas destacados na pesquisa pré-evento refletem as principais preocupações e urgências dos professores, que persistem centradas no cuidado com a saúde mental tanto deles quanto dos estudantes. Além disso, ressaltam a necessidade contínua de aprimoramento e atualização das práticas pedagógicas, assim como a adaptação e o domínio de novas tecnologias aplicáveis em sala de aula. Iniciaremos o ano com uma oportunidade única de reflexão aprofundada sobre currículos e planejamento escolar, permeada por inovação e criatividade, e enriquecida pelo conhecimento de especialistas renomados em cada área”, comenta Cintia Lapa, diretora adjunta educacional da FTD Educação.
Serviço:
Jornada Pedagógica 2024 – De educador para educador
Inscrições gratuitas: https://bit.ly/jornadapedagogica2024ftd