O Instituto Adus, organização sem fins lucrativos que atua pela integração de refugiados na sociedade brasileira, promove no dia 15 de maio, em parceria com o SESC piranga, um evento de lançamento para o livro Jornadas, projeto com realização do Ministério da Cultura, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Bayer e Pinheiro Neto Advogados. O exemplar é composto por narrativas e ilustrações feitas por crianças e adolescentes de famílias refugiadas, ou migrantes recém-chegadas ao Brasil e conta com histórias baseadas na experiência do refúgio ou da migração, com um apelo lúdico e leitura leve e dinâmica.
Durante o evento, será realizado um bate-papo entre o público, o diretor do Adus – Marcelo Haydu, e duas pessoas refugiadas convidadas: Helena Lando Umba – mãe dos gêmeos Billy e Willian, participantes do livro, e Mohammad Moosa Hashimi – tradutor que auxiliou as famílias afegãs durante todo o processo de desenvolvimento do projeto.
Durante a produção do livro, as famílias participaram de encontros de sensibilização, onde puderam contar suas histórias, seus desafios, detalhes da travessia, a vida no Brasil e o que elas gostariam que acontecesse daqui para a frente. Tudo isso aconteceu de forma dinâmica, com conversas, brincadeiras, pintura, desenhos e produção de cerâmicas, as quais estarão expostas no dia do evento. Essas atividades foram essenciais durante todo o processo, gerando sensibilização e maior aproximação com as famílias refugiadas.
O intuito é que o livro Jornadas seja apresentado como uma possibilidade de adentrar no universo do refúgio que carrega tanta diversidade e belezas, evocando todas as vozes que existem em cada uma das crianças que habitam em nós, refugiados ou não. Durante o lançamento, também será realizada a apresentação de um espetáculo narrativo bilíngue (português/libras), criado a partir do texto do livro, pelo grupo RamariaS – grupo de mulheres artistas, surdas e ouvintes, que trabalham com narração de histórias que envolvem diversas linguagens artísticas.
“Esse projeto é uma forma de cultivar esperança, com narrativas baseadas na experiência do refúgio e migrações com apelo lúdico e que carrega consigo belezas, histórias, memórias e boas reflexões durante toda a leitura. É um prazer conseguir materializar essas histórias e contar com a criatividade desses jovens que retrataram de forma única suas jornadas”, diz Marcelo Haydu, diretor do Instituto Adus.
No evento, as crianças participantes do livro e suas famílias estarão presentes prestigiando, junto ao público, o lançamento do projeto. Alguns exemplares do livro estarão à venda no local, sob a responsabilidade da equipe do Adus.
Serviço:
Data: 15 de maio de 2024
Horário: 15h
Local: SESC Ipiranga
Endereço: R. Bom Pastor, 822 – Ipiranga, São Paulo – SP