O mundo do laser vai se encontrar no Brasil. A 18ª edição do congresso mundial de laser, o World Federation for Laser Dentistry (WFLD 2024), acontecerá de 11 a 13 de novembro no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, e promete ser um marco para a comunidade odontológica.
Desde a primeira edição do congresso, realizado em 1988, em Tóquio, o uso do laser em Odontologia evoluiu significativamente. Hoje, a laserterapia é amplamente utilizada em diversas especialidades, promovendo tratamentos terapêuticos e regenerativos. Essa popularização do laser é perceptível pela acelerada taxa de crescimento anual de 5%, resultado de um grande aumento na procura por tratamentos sem dor e menos invasivos para inúmeros pacientes. Além disso, há um crescimento de 57,4% no número de pacientes idosos que optam pelo laser.
Para os cirurgiões-dentistas, os tratamentos envolvendo a tecnologia laser têm sido importantes para elevar a prática clínica a um novo patamar, promovendo maior satisfação do paciente e recebendo mais indicações. Entre as vantagens, também estão a redução da dor e do desconforto do paciente, a obtenção de resultados superiores nas mais diversas situações clínicas, desde as básicas até as mais complexas, e na ampliação do leque de tratamentos disponíveis em suas clínicas, além do entendimento das interações entre a luz laser e os tecidos biológicos.
Para impulsionar a aplicação clínica, o WFLD 2024 traz ao Brasil mais de 50 palestrantes internacionalmente reconhecidos em mais de 85 atividades para discutir as inovações e aplicações da laserterapia, levando a prática odontológica à alta performance.
De acordo com Aldo Brugnera Junior , Presidente do Congresso , o laser está se tornando uma ferramenta essencial na clínica odontológica. “O laser é minimamente invasivo e potencializa muito os tratamentos. Hoje não é só mais um equipamento que adiciona em marketing ao consultório, ele está se tornando insubstituível em alguns tratamentos, como no da peri-implantite, na Odontologia restauradora e na remoção de restaurações cerâmicas de dentes que já estão tratados, sem desgaste da estrutura dental, Hoje os profissionais estão usando laser para fotobiomodular a estética também, além de fazerem tratamentos restauradores”, exemplifica Brugnera.
Um tópico muito importante será a apresentação de vantagens sociais da técnica que ja disponibilizada há muitos anos de forma gratuita em vários centros de pesquisa e tratamento nas Universidades do Brasil, entidades filantrópicas e alguns tratamentos cobertos pelo SUS.
Com isso, a programação do WFLD 2024 chega robusta, diversificada e baseada em evidências científicas, abordando desde cirurgias convencionais até técnicas minimamente invasivas, passando por terapia regenerativa, estética dental e tratamento de condições complexas em pacientes oncológicos. Serão enfatizados os efeitos dos lasers de alta potência, ressaltando a importância da abordagem integrativa para personalizar os tratamentos e alcançar melhores resultados clínicos, além de discutir descobertas recentes e perspectivas futuras sobre o uso do laser na Odontologia.
Dr. Aldo Brugnera explica: ” São mais de 80 conferencias com melhores nomes da odontologia mundial e brasileira, 60 apresentações orais de alunos e professores de Pôs Graduação , 105 posters científicos e clínicos , work shop , simpósios, curso avançado de laser pela WFLD mundial e curso internacionais de HOF. Hoje temos confirmados participantes de mais de 25 países, confirma”.
Será o maior congresso de laser na odontologia realizado na América Latina e um dos maiores do mundo. Ciência e pratica clínica com laser na saúde humana e foco do evento.
Para saber mais sobre o evento, acesse o site do WFLD 2024: www.wfld2024 e confira a programação completa e todas as informações do evento.