No mês de fevereiro, a programação do MAM Educativo traz atividades gratuitas para o público de todas as idades. As ações ocorrem em diálogo com o período de volta às aulas e com as celebrações de carnaval. São oficinas de dança e artes visuais, visitas mediadas a exposições e ao acervo do museu, e ainda encontros de formação para professores e educadores.
Confira a programação na íntegra e participe!
02/02 (sex) às 11h
Contatos com a arte + Volta às aulas
Percurso poético no Jardim de esculturas, com MAM educativo
O Jardim de Esculturas é o acervo permanente a céu aberto do MAM São Paulo em diálogo com o Parque Ibirapuera e sua construção nos apresenta potencialidades e desafios da ocupação e mediação da arte em espaços públicos. Nesta atividade, será proposto um percurso pelo Jardim de Esculturas a partir de vivências e experimentações sinestésicas, provocando a descoberta de diferentes formas de percepção de suas obras.
Atividade presencial e gratuita, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de suas (eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garantem a gratuidade nas exposições do MAM.
02/02 (sex) às 14h
Contatos com a arte + Volta às aulas
Acervo aberto – visita técnica ao acervo do museu, com equipe técnica do acervo e MAM educativo
O MAM atualmente possui mais de 5.000 obras em seu acervo, exibidas em exposições temporárias realizadas no museu e em outras instituições, a fim de manter uma política de democratização, atualização, conservação e ampliação permanente de sua coleção. Partindo desse desejo, o MAM Educativo convida o público a conhecer o acervo do museu a partir de alguns dos seus procedimentos em uma visita mediada com a participação da equipe técnica de conservação do museu.
10 vagas
Atividade presencial, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público e colaboradores do mam.
Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo
03/02 (sáb) às 15h
Contatos com a arte + Volta às aulas
Experiências poéticas na exposição Mãos: 35 anos da Mão Afro-Brasileira, com MAM Educativo
No MAM Educativo, chamamos de experiências poéticas exercícios de criação artística como processo pedagógico nas visitas mediadas. As experiências poéticas podem ser atividades de ateliê, criações literárias, dinâmicas corporais ou outras proposições que estimulam a construção de sentido no contato com as manifestações artísticas. Neste encontro apresentaremos experiências poéticas, oficinas e práticas pedagógicas em conversa com a exposição Mãos: 35 anos da Mão Afro-Brasileira e com o Jardim de Esculturas do MAM.
04/02 (dom) às 15h
Domingo MAM
Carnaval no MAM | Adereços de carnaval com MAM Educativo
Oficina de confecção de adereços diversos para carnaval. A partir do estímulo dos materiais propostos, o MAM Educativo propõe a criação de adereços carnavalescos como máscaras, ombreiras, chapéus, arcos de cabeça e etc.
Atividade presencial, livre. Aberta ao público. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
07/02 (qua) às 19h
Programa de Visitação + #mamonline (post instagram e youtube)
Momento Mediação: Tunga
O artista Tunga presente na sala de vidro do MAM – SP apresenta a instalação inédita no Brasil. A obra “eu, você e a lua” nos convida a aguçar os nossos sentidos a partir do olfato e estímulos visuais. A transmutação, o acúmulo de materialidades, a ação do tempo e as tênues fronteiras entre o real e onírico guiam o trabalho do artista. Através de metáforas verbo-visuais o artista utiliza materiais como cristais, gesso, terra, essência de âmbar, resina, vidro, dando ênfase a um enorme tronco de árvore fossilizado, uma lua de gesso suspensa através de uma estrutura de metal e grandes dedos que quase encostam nos materiais, assim criando uma esfera fantástica e imersiva, o que o artista chamava de “instauração”. O que há entre eu, você e a Lua?
08/02 (qui) às 10h30
Contatos com a arte + Volta às aulas
Caminhos para uma arte afro-brasileira: Diálogos entre MAM São Paulo e MAB Emanoel Araujo
A atividade consiste em uma visita integrada e mediada pelos núcleos de educação do Museu Afro Brasil Emanoel Araújo e Museu de Arte Moderna de São Paulo. A visita se dará a partir da exposição Mãos – 35 anos da Mão Afro-Brasileira, em cartaz atualmente em ambas as instituições, com curadoria de Claudinei Roberto da Silva. A mostra acontece em referência a sua primeira edição: A Mão Afro-Brasileira – Significado da contribuição artística e histórica, realizada no emblemático ano de 1988 e curada por Emanoel Araujo. Naquele momento, celebrava-se o centenário da Abolição da Escravidão, o nascimento de uma nova Constituição Federal e o retorno do regime democrático. Nessa ação pretende-se discutir o conceito de “Mão Afro-brasileira” presente nas exposições em relação com o entorno imediato e as arquiteturas dos museus e da estrutura que os conecta no Parque Ibirapuera, a Marquise. Convocando um debate a respeito da função social e da responsabilidade dos museus na formação de acervos, de suas respectivas representações e comunicações, o encontro busca apresentar os posicionamentos dos museus nas discussões e reflexões sobre diversidade racial, questões de gênero e classe no País.
Atividade presencial, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público e colaboradores do mam. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
10/02 (sáb) às 15h
Família MAM
Carnaval no MAM | Oficina: Mudando da cintura pra baixo, com MAM educativo
Nesta oficina de carnaval o público é convidado a imaginar e criar como seria seu corpo dentro do universo do fantástico. Através de desenhos, esculturas e colagens, famílias recriam em placas gigantes a parte de baixo de seus corpos. A oficina finaliza em um desfile de corpos fantásticos.
Atividade presencial, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
11/02 (dom) às 15h
Domingo MAM
Carnaval no MAM | Karaokê Vozes da Folia!
Inspirada nas folias de carnaval, o MAM Educativo convida o público para cantar e dançar ao som das marchinhas e músicas que agitam os blocos carnavalescos.
Atividade presencial, gratuita e livre para todos os públicos. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garantem a gratuidade nas exposições do MAM.
13/02 (ter) às 15h
Família MAM
Carnaval no MAM: | Barangandão arco-íris com MAM Educativo
Um brinquedo colorido para voar no carnaval!
Atividade presencial, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
14/02 (qua) às 19h
Programa de Visitação + #mamonline (post instagram e youtube)
Experiência Poética
Eu você e a lua, contação de história com Luna dy Córtes e Amanza
A partir da instalação “Eu, você e a Lua” do Artista Tunga presente na sala de vidro do Museu de Arte Moderna de São Paulo a contação de história “sonho: entre nós e a Lua” foi apresentada no espaço da instalação pelas educadoras Luna dy Córtes e Amanza.
Luna Aurora Souto Ferreira ou Luna Dy Córtes nasceu em São Paulo em 1999. É Byxa-Mulher-Travesty preta, criada na periferia de Taboão da Serra (SP), multiartista da palavra e beletrista pela Universidade de São Paulo. Publicou Mem(orais): poéticas de uma Byxa-travesty preta de cortes pela editora Urutau (2019) e atua como artista-educadora em museus. Busca transdisciplinarmente choques, cortes, curas e simbologias de suas próprias narrativas, combatendo a iminência de morte com movimento de vida.
Amanda Alves Vilas Boas Oliveira ou Amanza é estudante de História da Arte na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Formada em Técnico de Comunicação Visual. Realizou oficinas de desenho de observação no Safo Coletivo e foi organizadora do Slam Tiquatira em 2018. Em 2020 finalizou a Iniciação Científica sobre “Mapeamentos e reconhecimento dos coletivos culturais da COHAB II – Itaquera” pela Unifesp Zona Leste. Atualmente é artista-educadora em museus, pesquisadora e fotojornalista. Suas produções se relacionam com o tema do direito à cidade, ocupação do espaço urbano e coletivos culturais periféricos.
17/02 (sáb) às 15h
Família MAM
Carnaval no MAM: Desenhando com confete e purpurina com MAM Educativo
Uma oficina para experimentar e criar desenhos inspirados nos embalos do ritmo de carnaval!
Atividade presencial, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
18/02 (dom) às 15h
Domingo MAM
Oficinas do cotidiano: Estamparias com MAM Educativo
Oficinas do cotidiano são encontros para experimentar e fomentar a sabedoria das linguagens manuais e artesanais em objetos que fazem parte do nosso dia a dia. Inspirado na exposição Mãos: 35 anos da Mão Afro-Brasileira, o MAM educativo convida nesta oficina a explorar os modos de criar estampas imprimindo em panos de prato.
Atividade presencial, livre. Aberta ao público. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
22/02 (qua) às 19h
Programa de Visitação + #mamonline (post instagram e youtube)
Momento Mediação: Luiz 83
Você já ouviu falar do artista Luiz 83? O artista está presente na exposição Mãos: 35 anos da Mão Afro-Brasileira, esteve no 37° Panorama da Arte Brasileira: sob as cinzas, brasa e também compõem o acervo do MAM São Paulo. Já parou para observar os elementos que compõem as obras de Luiz 83? Ou então, quais relações o artista estabelece com as escolhas das cores e formas? O artista Luiz 83 possui uma relação direta com sua vivência no pixo. A partir das tipografias das letras que gritam a presença de pessoas marginalizadas pelos muros da cidade, o artista cria um desdobramento para essas letras as destrinchando e recriando as formas a partir de pinturas e esculturas.
23/02 (sex) às 11h
Família MAM + Arte e Ecologia
Experimentação com tintas naturais para bebês com MAM Educativo
A partir de tintas produzidas de forma caseira com materiais naturais e comestíveis (trigo, maisena, gelatina, frutas e condimentos), a atividade voltada para bebês de 0 meses a 2 anos é um estímulo à experiência de diferentes expressões e maneiras de se relacionar e interagir do bebê com o mundo à sua volta.
Atividade presencial e gratuita, para bebês de 0 meses a 2 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garantem a gratuidade nas exposições do mam.
24/02 (sáb) às 15h
Contatos com a arte
Frestas e Linhas | Visita à exposição Mãos: 35 anos da Mão Afro-Brasileira com Amanda Falcão
A partir das linhas e poéticas nas obras de Rosana Paulino, Sônia Gomes, May Agontimé e Emaye Natalia, a visita mediada propõe um espaço de troca e reflexão entre o fazer artesanal, sabedoria popular e memória, presentes nas obras das artistas da exposição Mãos: 35 anos da Mão-Afro Brasileira.
Amanda Falcão é artista educadora formada em bacharelado de Artes Visuais e licenciatura em Artes no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Já atuou em educativos de instituições culturais como Sesc Pompeia e Sesc 24 de Maio, e atualmente é educadora no MAM São Paulo. Em suas pesquisas, busca costurar a relação entre memória e o fazer artesanal e, também, investigar os processos sutis e interdisciplinares na mediação cultural e arte educação.
Atividade presencial, gratuita e livre para todos os públicos. Voltada para professoras(es), educadoras(es), artistas, pesquisadoras(es) e todo público interessado. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garantem a gratuidade nas exposições do mam.
25/02 (dom) às 15h
Domingo MAM
Simbologias da diáspora: conexão entre expressões tradicionais africanas e produções afrodiaspóricas com Pedro Queiroz
Nesta experiência, mergulharemos na exposição Mãos – 35 Anos da Mão Afro Brasileira, explorando os Adinkras e sua conexão com a expressividade de artistas negros e negras contemporâneos. Os Adinkras são um conjunto de símbolos que representam ideias expressas em provérbios, provindos dos povos Acã da África ocidental (notadamente os Asante de Gana), estes símbolos ancestrais da cultura africana serão trabalhados a partir de uma perspectiva de aproximação com o nosso cotidiano, onde iremos entender e dialogar sobre seus significados. Além das simbologias, algumas produções musicais negras acompanharão essa imersão, nos ajudando a dialogar com as obras e seus (re)significados.
Pedro Queiroz é graduando de Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo. Amante da fotografia, possui uma trajetória de cobertura de manifestações populares. Utiliza a fotografia como forma de ativismo, buscando apresentar e construir, através de seu olhar, sua própria narrativa, com foco na preservação das identidades negras. Além disso, também é arte educador em formação no MAM São Paulo.
Atividade presencial, livre. Aberta ao público. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
28/02 (qua) às 15h
Família MAM
Os Três Porquinhos com Furunfunfum
O espetáculo é dividido em duas partes. Na primeira são apresentadas canções e histórias musicais tradicionais com acompanhamento instrumental ao vivo (flauta transversal e violão). Na segunda parte é representada, com bonecos, a história dos Três Porquinhos. O espetáculo mantém-se fiel ao conhecido enredo dessa história. A novidade está no ritmo vertiginoso da encenação, que utiliza amplamente o improviso e convida a plateia a interagir com os personagens.
FICHA TÉCNICA
Direção/Atuação/Manipulação: Marcelo Zurawski e Paula Zurawski
Bonecos: Sérgio Serrano
Cenografia: Amarílis Arruda e Sérgio Serrano
Figurinos: Amarilis Arruda
Iluminação: Alexandre Kavanji
Atividade presencial e gratuita, para crianças a partir de 2 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garantem a gratuidade nas exposições do mam.
28/02 (qua) às 19h
Programa de Visitação + #mamonline (post instagram e youtube)
Experiência Poética: Identidade na paisagem com Sansorai Oliveira
“Identidade na Paisagem” é a experiência poética inspirada nas obras de Luiz 83, presente na exposição “Mãos: 35 anos da Mão Afro-brasileira”. Convidamos o público a criar tags, assinaturas estilizadas do pixo, baseadas nas singularidades que cada um de nós carregamos. Você já pensou na história do seu nome? Quantas histórias seu nome carrega?
Sansorai Oliveira é educadora, psicóloga, atriz e produtora cultural. Desde 2004 é trabalhadora da cultura. Trabalhou em instituições como o CAISM Philippe Pinel, CEU’s, Fundação Bienal de São Paulo, Espaço Cultural Porto Seguro e unidades do SESC-SP. De 2006 a 2018 participou da II Trupe de Choque, grupo de pesquisa teatral da cidade de São Paulo. Atualmente, é educadora no MAM São Paulo e integra o coletivo de gestão da OKUPAÇÃO CULTURAL CORAGEM na Cohab 2 em Itaquera.
Serviço
Fevereiro com MAM Educativo
Período: De 1 a 28 de fevereiro
Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo
Endereço: Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portões 1, 2 e 3)
Horários: terça a domingo, das 10h às 18h (com a última entrada às 17h30)
Ingressos: R$30,00 inteira e R$15,00 meia-entrada. Aos domingos, a entrada é gratuita e o visitante pode contribuir com o valor que quiser.
*Meia-entrada para estudantes, com identificação; jovens de baixa renda e idosos (+60). Gratuidade para crianças menores de 10 anos; pessoas com deficiência e acompanhante; professores e diretores da rede pública estadual e municipal de São Paulo, com identificação; amigos e alunos do MAM; funcionários das empresas parceiras e museus; membros do ICOM, AICA e ABCA, com identificação; funcionários da SPTuris e funcionários da Secretaria Municipal de Cultura.
Telefone: (11) 5085-1300
Acesso para pessoas com deficiência
Restaurante/café
Ar-condicionado
Mais informações:
MAM São Paulo
Mais informações: www.mam.org.br
www.instagram.com/mamsaopaulo
lwww.facebook.com/mamsaopaulo
www.youtube.com/@mamsaopaulo
www.twitter.com/mamsaopaulo