O livro “Minha Mãe é um Sucesso” traz relatos sensíveis escritos por 21 mulheres de sucesso no mundo corporativo e por seus filhos. A obra, organizada pela executiva Maria Alicia Peralta, possui um olhar inédito dos filhos sobre a jornada profissional de suas mães e nos convida a refletir sobre o impacto da jornada materna na formação e visão de mundo das novas gerações.
O prefácio do livro é assinado por Luiza Helena Trajano, Presidente do Conselho de Administração Magazine Luiza. Trata-se da carta que ela escreveu ao filho Frederico Trajano, na qual refletia sobre os valores que desejava transmitir ao então jovem executivo. E foi essa carta que motivou Maria Alicia a reunir um grupo de executivas e seus filhos para uma conversa sincera sobre amor, orgulho e inspiração.
“O que será que Frederico responderia? Como podemos entender a visão dos filhos sobre as trajetórias profissionais de suas mães? Essas questões ficaram ecoando em minha mente, até que eu decidi criar um espaço para essas conversas. O livro, que é um verdadeiro estudo, mostra essas experiências entre mães e filhos. E traz uma troca que celebra a diversidade das relações familiares e mostra que não existe um único modelo de mãe”, relata Maria Alicia. A resposta de Frederico à carta de Luiza também faz parte do livro.
Entre as histórias compartilhadas na obra estão as de Márcia Silveira, referência em beleza e diversidade, com mais de 20 anos de experiência em comunicação e marketing e atuação como Head de Diversidade e Inclusão para Advocacy e Influence na L’Oreal Brasil; Josie Jardim, diretora jurídica da Amazon Brasil e uma das advogadas mais premiadas do país; e Catia Porto, executiva global com mais de 25 anos de experiência, reconhecida como uma das profissionais de RH mais admiradas do Brasil por 9 anos consecutivos, atualmente é vice-presidente da Vale.
Parte da renda do livro será destinada ao Grupo Mulheres do Brasil, que promove iniciativas foco na equidade racial e de gênero, empreendedorismo feminino e combate à violência contra a mulheres e meninas. Atualmente, o grupo presidido por Luiza Helena Trajano, conta com mais de 130 mil mulheres em 155 núcleos, tanto no Brasil quanto no exterior, fortalecendo ações voltadas para a promoção da igualdade e o empoderamento feminino.