A InvestSP, a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, deu mais um passo no seu processo de internacionalização. Em 2022, ela levará profissionais e empreendedores do setor de economia criativa para os maiores eventos do mundo de áreas como inovação, tecnologia, entretenimento, games, artes e conteúdo audiovisual. As 100 empresas selecionadas pelo programa SP Criativo, fruto de parceria com a Secretaria da Cultura e Economia Criativa de São Paulo e lançado nesta sexta-feira (4), ainda receberão consultoria e qualificação da InvestSP, que também fará um trabalho de acompanhamento e monitoramento dos resultados.
Entre os eventos que receberão missões do programa para que os participantes possam fazer contatos, trocar conhecimento e fechar negócios estão: SXSW (EUA), Festival de Cinema de Cannes (França), Websummit (Portugual), Gamescom (Alemanha) e London Tech Week (Inglaterra). O investimento no SP Criativo será de R$ 5,5 milhões e as inscrições começam na segunda-feira, 07/02 – mais informações estão disponíveis no site da InvestSP.
O programa é uma das diversas ações da InvestSP previstas para 2022 que ajudarão o empreendedor paulista a acessar o mercado internacional e a atrair investimento estrangeiro para São Paulo. Depois de realizar missões empresariais para Dubai e Nova York, no ano passado, a Agência planeja realizar, até dezembro, 27 novas missões para países como Estados Unidos, Portugal, Escócia e Alemanha. As iniciativas irão fomentar a inovação no estado, tornar as empresas locais mais competitivas e gerar emprego e renda.
“São Paulo hoje tem centros de inovação, tecnologia de ponta, diversidade cultural e é referência em áreas como indústria, economia criativa, entretenimento e em todo o setor serviços, fatores decisivos para se destacar no mercado internacional. Não à toa ele tem quatro de cada dez empresas exportadoras do país”, afirma o presidente da InvestSP, Gustavo Diniz Junqueira. “Com todo esse potencial, não faz sentido um estado capaz de competir com qualquer região do mundo olhar apenas para dentro”, completa.
Em janeiro, por meio do recém-inaugurado escritório de Nova York, a Agência marcou presença na NRF 2022, o maior evento mundial sobre varejo, que busca debater o setor e gerar novas oportunidades de negócio. Em fevereiro, a InvestSP participará da Gulfood, uma das principais feiras do setor de alimentos e bebidas do planeta e que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes.
Para os próximos meses, também estão previstas missões para eventos de referência global como Summer Fancy Food (Nova York), Fruit Attraction (Madrid), London Tech Week (Londres), entre outros.
Nos últimos três anos, a Agência conseguiu expandir consideravelmente sua rede de internacionalização. Ela inaugurou quatro escritórios internacionais em Xangai, Dubai e, recentemente, Munique e Nova York. Todos trabalham para atrair investimento estrangeiro para São Paulo e abrir portas para empresas paulistas a nível internacional.
A unidade de Xangai, por exemplo, foi fundamental para a parceria entre o Instituto Butantan e a Sinovac, que trouxe rapidamente a Coronavac para o país. E a de Dubai, logo no primeiro ano de operação, contribuiu para uma alta de 16% no peso de São Paulo nas exportações brasileiras para os Emirados Árabes.
Nesta trilha de expansão, a InvestSP fechou parcerias com instituições que são referência em suas áreas de atuação, como Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Sebrae, Confederação Nacional da Agricultura, entre outras.
Startups e MPMEs
Dentro do processo de internacionalização, a InvestSP nos últimos anos passou a capacitar empresas de menor porte que querem acessar o mercado internacional. O destaque fica por conta de duas iniciativas com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo que são geridas pela Agência.
O Exporta SP oferece capacitação gratuita, totalmente online, com aulas em grupo e mentorias individuais oferecidas por analistas da InvestSP. O programa é voltado para startups, micro, pequenas e médias empresas de qualquer região do estado e de qualquer setor, inclusive o de serviços.
Foram certificadas 355 empresas, até agora, e mais de 70 abriram mercados internacionais já durante o programa. A nova fase do Exporta SP vai oferecer 300 vagas e está com inscrições abertas até o próximo dia 11.
Outra iniciativa é o SP Global, programa voltado para a internacionalização de startups. Dez empresas foram classificadas como retailtechs, fintechs, edtechs, agtechs e foodtechs e estão passando por um processo de três fases: capacitação, imersão e scaling-out. Na fase final, os conhecimentos das etapas anteriores serão colocados em prática com acompanhamento e suporte contínuo da InvestSP para garantir que o negócio cresça de forma estruturada.