Perceptível na maioria dos casos, a mordida cruzada é um problema bucal comum, que começa a ser notado, normalmente, na infância. O distúrbio consiste no desencontro entre os dentes da arcada superior e os da arcada inferior. “Pode ser genético ou causado por outros fatores externos, como chupar o dedo ou chupetas, uso excessivo de mamadeiras e perda precoce dos dentes. Tudo isso pode causar o desalinhamento na arcada”, explica a dentista Caroline Aranalde.
Tipos
1) Mordida cruzada anterior: ocorre quando os dentes da frente da arcada superior não cobrem a inferior.
2) Mordida cruzada posterior: ocorre quando os dentes de trás não possuem o encaixe correto.
3) Mordida cruzada lateral: ocorre quando o desalinhamento é apenas em um dos lados da boca.
Consequências
Muito além da aparência, a mordida cruzada pode causar diversos problemas incluindo dores na mandíbula e enxaqueca. “O desalinhamento prejudica no desenvolvimento fonoaudiólogo, na mastigação e também na respiração dos pacientes. Se duradouro, o quadro pode trazer problemas como bruxismo, perda de dentes, e comprometimento das articulações, apresentando estalos na abertura e fechamento da boca, o que causa dor de cabeça, dor muscular e zumbidos no ouvido. A postura também pode ser prejudicada”, informa a dentista e especialista da ClearCorrect.
Tratamento
O tratamento ortodôntico é uma das formas utilizadas para corrigir o distúrbio. “Os aparelhos ortodônticos ou alinhadores transparentes são algumas das opções indicadas. E para melhores resultados, o tratamento deve ser realizado o mais precocemente possível.” A especialista ainda ressalta a importância da consulta ao dentista, para que ele possa avaliar o caso e assim sugerir a melhor forma de tratamento.