Com o objetivo de orientar, capacitar, formalizar e dar crédito para mulheres empreendedoras em todo o País, a Caixa Econômica Federal e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) firmaram uma parceria para orientar o desenvolvimento de negócios próprios e incentivar a formalização de mulheres como microempreendedoras individuais. O evento de lançamento da iniciativa contou com a presença da titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Cristiane Britto. Também estiveram presentes no evento os ministros Ronaldo Vieira Bento, da Cidadania; e Paulo Alvim, da Ciência, Tecnologia e Inovações.
“Essa ação ultrapassa a questão mercadológica. É preciso enxergá-la do ponto de vista da transformação, da liberdade, já que esse programa é para aquela mulher que tem o sonho de empreender, mas sequer tem uma conta bancária. Estamos falando de realmente mudar vidas e realizar sonhos”, disse a ministra Cristiane Britto.
A gestora lembrou ainda que iniciativas como essa tiram as mulheres do ciclo de violência. “Muitas permanecem com o agressor porque dependem dele economicamente. É natural que a mulher pense primeiro na comida no prato dos filhos. Sem autonomia econômica ela não deixa o agressor”, concluiu.
A presidente da Caixa, Daniella Marques, reforçou o trabalho da instituição para proteção das mulheres. “A Caixa está unindo esforços nessa causa, capacitando oito mil embaixadoras para acolher e orientar as mulheres. E já são mais de mil espaços no banco com um local especial dedicado às mulheres. Reconhecemos a força e a importância que elas têm no esteio da família”, concluiu.
Linhas de crédito e capacitação
De acordo com a Caixa, a parceria com o Sebrae no atendimento ao empreendedorismo feminino vai ofertar linhas de crédito. A expectativa é a concessão de R$ 1 bilhão em créditos para as mulheres, durante a ação, além do acesso a soluções bancárias com condições mais vantajosas e capacitação com mais de 200 horas de cursos on-line e gratuitos do Sebrae.
(Com informações da Agência Sebrae de Notícias)