Há 18 anos abraçando o propósito da humanização nas relações corporativas e suas iniciativas de comunicação, a Fine Marketing desenvolveu um sistema único para impactar os diversos escalões das empresas, principalmente, no convite e confirmação da presença em eventos.
Em 2018 iniciaram um estudo que investigava como os executivos de alto escalão se comportavam ao receberem um convite e que parâmetros adotavam para a confirmação da presença, o RSVP (sigla do francês “Répondez S’il Vous Plaît”, que em português significa “Responda Por Favor”).
“Os resultados nos mostraram caminhos diferentes do que imaginávamos. As conclusões guiam o trabalho da Fine até hoje, juntos ao planejamento e operação nas campanhas de nossos clientes”, conta Fernando Adas, que, além de fundador, é Diretor de Planejamento e Atendimento da empresa.
Mais de um convite por dia
A primeira informação que o estudo da Fine investigou ao conversar com executivos de empresas de diversos portes e áreas de atuação, é que cada um desses executivos recebe em média 25 convites por mês, o que representa mais de um convite por dia útil.
Quando questionados sobre os motivos para irem a um evento, 50% afirmaram interesse em networking, 32% estão apenas em busca de uma quebra de rotina e apenas 12% pensam no conteúdo e atualização do seu conhecimento.
Adas destaca: “o terceiro lugar ocupado pela busca de conteúdo e conhecimento nos preocupou por dois motivos. Historicamente, eventos surgiram para trazer novidades à plateia e, por consequência, a grande maioria das empresas ainda foca seus apelos em nomes, temas e palestras conteudistas”.
Como pensam os organizadores de eventos.
Ainda de acordo com as entrevistas realizadas pela Fine Marketing, dessa vez com as empresas organizadoras, o monitoramento identificou que 68% dos eventos usam a figura dos palestrantes como maior atrativo.
“Notamos, assim, um problema de alinhamento claro entre as empresas e o que consideram atrativo em seus eventos, e do outro lado os convidados e o que mais os atrai”, diz o Diretor da Fine Marketing e idealizador do estudo. Temos um ruído entre a oferta e a demanda.
Como potencializar as adesões ao seu evento
Tendo como base os resultados, a Fine Marketing encontrou uma estratégia em três partes que potencializam as confirmações e presença em um encontro corporativo. “Os eventos pós pandemia precisarão se sintonizar com este novo contexto”, destaca.
Para Adas, o conteúdo perde o protagonismo nesse novo cenário devido à evolução da tecnologia na comunicação. “Em um processo de resgate da mobilidade e da socialização, buscamos eventos mais lúdicos e interativos que realmente façam a diferença em um encontro ao vivo”.
O Diretor da Fine Marketing lista as estratégias para um RSVP de sucesso em qualquer evento.
Aqui, o foco é conteudista e objetiva levar informação à plateia.
Vimos que, tradicionalmente, foi a modalidade adotado pela maioria das empresas e foi, aos poucos, perdendo eficácia.
Busca-se agregar emoção ao evento, mediante animadores, um local atraente ou até um coffee break diferenciado.
É uma modalidade em alta e que exibe desdobramentos de possibilidades.
As motivações de adesão são concretas e objetivas e creio que todos já participaram de eventos com sorteio de notebooks ou viagens de fim de semana, apelos que não se integram diretamente ao tema do evento, mas colaboram a adesões.
“Nosso estudo, mostrou a força do “coração” junto aos convidados para que estes confirmem a presença. Os eventos “on line” ainda exibem relevância, mas já perdem espaço para o retorno dos presencias. 65% dos entrevistados declararam preferência a sair de suas casas e resgatar o aperto de mão em um pavilhão de exposições”, conclui.