Um ano e quatro meses de pandemia. Mais de 500 mil mortes. Até quando? Quem cuida, ou cuidará, de quem cuida dos doentes? Como ajudar aos profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate ao vírus, diante do luto e dos dramas vivenciados por eles todos os dias, desde o início da maior tragédia de nosso tempo? Essas perguntas, entre outras reflexões, estarão no centro do programa ‘Diálogos Online’, da clínica Espaço Diálogos Vinhedo Psicologia, nesta sexta-feira, 25, às 19h.
Ao vivo e online no canal do YouTube da clínica, a fundadora do Espaço, psicóloga Renata Leal Quaglio, recebe a também psicóloga Flávia Vieira. O tema central da conversa será “Profissionais da saúde e seus lutos na pandemia.” Flavia é psicóloga clínica, psicóloga hospitalar e especialista em Comunicação Não Violenta, além de docente de pós-graduação, palestrante e coordenadora do projeto voluntário Abrigo Humano e Entre Pares (https://www.instagram.com/abrigohumano/).
“Colocamos ‘lutos’ no plural porque não lidamos somente com o luto pela morte física. A realidade mostra que quem está na linha de frente se vê diante do distanciamento social de amigos e familiares, ao mesmo tempo que presencia dor, perdas, sofrimento ininterrupto nas antessalas, nos corredores e nas UTIs dos hospitais”, exemplifica Renata Quaglio, fundadora da clínica Espaço Diálogos Vinhedo.
Renata é psicóloga pós-graduada em Gestalt-terapia clínica e institucional, além de pós-graduanda em prevenção e posvenção ao suicídio e luto. Ela conta com 25 anos de experiência e é radicada em Vinhedo, município paulista do chamado do Circuito das Frutas, há 15 anos.
YouTube Espaço Diálogos Vinhedo Psicologia, dia 25/6 às 19h: https://youtube.com/c/Espa%C3%A7oDi%C3%A1logosVinhedoPsicologia