Quando crescemos, somos apartados do brincar; perdemos, com isso, uma grande potência humana: a ludicidade. O relatório The Flat Age Society, conduzido pelo The Future Laboratory, traz o conceito de idade fluida, no qual uma profusão de pessoas passa a pautar a vida não mais pelos anos. Essa tendência revela uma fluidez maior de comportamentos para além da idade – e tornou-se o ambiente propício para o surgimento de uma nova relação com a brincadeira. No flat age – que abarca todas as idades, o brincar voltou a tomar lugar no cotidiano, mas com um novo e poderoso sentido: o jogar. No painel O poder do brincar: da saúde mental à transformação social o tema será debatido com a mediação de Cecília Franco e as participações de Edgard Gouveia, bioarquiteto e empreendedor social; Felipe Teobaldo, estrategista cultural com especialização em Harvard Business School (estudioso de games e ludologia). Um dos tópicos do colóquio será o filme Tarja Branca – A revolução que faltava – documentário brasileiro dirigido por Cacau Rhoden e que aborda a arte de brincar.
Segundo Mariana Nobre, uma das curadoras do CriAtivar, o ser adulto se constitui com o apartar da brincadeira – parte intrínseca à nossa humanidade e ao nosso poder criativo. “Não é à toa que o filme Tarja Branca, uma oposição à tarja preta dos remédios, aponta que brincar é uma questão de saúde pública. As brincadeiras infantis fazem parte da nossa formação social, intelectual e afetiva; por meio das brincadeiras construímos nosso processo de socialização; nos definimos e introjetamos hábitos que nos acompanharão na idade adulta”, afirma Mariana, acrescentando que o documentário traz o questionamento se o adulto orgulharia aquela criança que um dia ele foi. E o que há no cerne dessa questão? De acordo com Mariana, o alerta para a importância de sustentar – na idade adulta – o espírito lúdico, que nasce na infância e que o crescimento nos impele a abandonar.
Edgard Gouveia trará para a conversa a reflexão de como os games estão ajudando a mudar o mundo para melhor. Santista, ele já realizou jogos cooperativos nos morros de Santos e abordará o lado poderoso da brincadeira – um resgate que une a potência da criatividade e do impacto social, funcionando como um regulador incrível da saúde mental.
O bate-papo trará uma um olhar sobre como brincar na vida adulta. Da brincadeira ao jogo, a indústria dos gamesse instalou nessa lacuna. Os jogos eletrônicos não só vieram para ocupar esse lugar de ludicidade como, também, para colaborar com a mentalidade de que perdemos ao nos apartarmos da brincadeira. “A isso chamamos de gamificação; gamificar a vida pode ser um processo muito poderoso e pode, ainda, mudar realidades”, afirma Mariana. Uma das curadoras do CriAtivar conta que o painel terá como inspiração o trabalho da designer de games e futuróloga do Institute for The Future, Jane McDonigal.
O painel será mediado por Cecília Franco, educadora de Juventudes no Sesc São Paulo, desde 2009, e cantora. Formada em Artes Cênicas e pós-graduada em Educomunicação pela Universidade de São Paulo, Cecília constrói sua trajetória na educação não formal, investigando áreas como a pedagogia como prática da liberdade, antropologia da juventude e educação para a sexualidade.
EIXOS DO CRIATIVAR
EIXO 1 | CIDADE CRIATIVA
_De uma economia criativa a uma cidade criativa: alternativas de desenvolvimento econômico.
_Negócios criativos e requalificação urbana.
_Entendendo os movimentos #beofficeless e #foracidadegrande: a diáspora dos criativos.
_A força da identidade local: hiperlocalismo e place branding.
_Centro: um polo criativo.
_Usinas criativas para um mundo pós-covid.
_Cidade criativa para além do empreendedorismo branco.
EIXO 2 | TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO
_Canabusiness: a revolução canábica.
_Para além dos unicórnios: cases de startups santistas.
_Economia prateada: a revolução da longevidade.
_Desafios das mulheres no empreendedorismo.
_Empregabilidade e empreendedorismo trans.
EIXO 3 | FUTURO, SUSTENTABILIDADE, IMPACTO E CIDADANIA
_Agenda 2030: compromissos com o milênio, entendendo as ODS da ONU.
_Laboratórios cívicos: a imaginação coletiva.
_O poder do brincar: da saúde mental à transformação social.
_Renda básica universal: equidade para o futuro.
_Arqueologia do futuro: Santos, historicamente criativa.
_Dinheiro para um novo mundo: moedas sociais e novas visões de crédito.
_Liberte o futuro: a desigualdade global é hostil para as futuras gerações.
_ Afrofuturismo: um lúcido paradigma para o futuro.
_Humanismo urgente: as questões fundamentais para o porvir.
_O futuro do trabalho e o trabalho do futuro.
_A inovação está na natureza: olhares da agricultura urbana, da ecogastronomia e da biomimética.
_Mobilidade e inclusão.
_Financiando projetos: match de investidores, matchfunding e leis de incentivo.
EIXO 4 | CRIATIVIDADE, CULTURA E ARTE
_É possível ensinar criatividade?
_Criatividade na quebrada: do Vale do Silício ao Vale do Silêncio.
_Ócio e tempo livre: de subversivos a revolucionários.
_Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Moda
_Resistentes e Inovadores: os livreiros no mundo dos algoritmos e dos e-books.
_Mercado da voz: você já pensou em usar a sua?
_Desafios da equidade na produção cultural.
_O movimento maker e a construção de novas realidades.
_Novos papéis dos influenciadores digitais.
_As reinações da gastronomia: como o que está no nosso prato revela o espírito do nosso tempo?
_A era da curadoria.
_Empreendendo na música.
_Como transformar Santos em um polo do audiovisual?
_Audiovisual expandindo: realidade virtual e aumentada, animação; games e video mapping.
_Cinema nacional: rumos e resistências.
AGENDA
Evento: CriAtivar – 1º Festival Internacional Santista de Criatividade, Inovação e Sociedade
Data: de 24 a 27 de setembro
Transmissão: redes sociais do CriAtivar (@festivalcriativar)
Organização: DCovas Projetos Culturais e Corporativos, LAB 4D e Zopp Criativa Cocuradoria: Atelier do Futuro
Realização: Governo do Estado de São Paulo | PROAC