Contemporâneos nascidos em 1921, um no Nordeste brasileiro outro na França, Paulo Freire e Edgar Morin, respectivamente, não se conheceram mas se aproximam como pensadores da educação. Não uma educação fragmentada e generalista, isolada do todo onde se vive, mas uma educação que emancipe o cidadão, que conscientize sobre direitos e classes sociais, que interligue os saberes para que o mundo faça sentido e responda às expectativas, desejos e interrogações dos seres viventes.
Para revisitar e refletir sobre esses dois pensadores e pedagogos, a Universidade Metodista de São Paulo lançou Dossiê 100 Anos de Paulo Freire e Edgar Morin, dois professores que amaram profundamente a educação, como define um dos 13 capítulos que compõem a obra. Organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Metodista, a publicação procura resgatar os melhores conceitos de ambos sobre escolarização e como transformá-los em práticas pedagógicas.
O dossiê está disponível gratuitamente na Revista Educação & Linguagem, no Portal Metodista de Periódicos Científicos e Acadêmicos. Além de docentes da Metodista, a obra reúne pesquisadores e articulistas de Brasil, Colômbia, Espanha e Portugal. Acesso pelo https://bityli.com/iFEMmJ