Representando o país, suas Universidades e o Projeto Plano de Menina, idealizado pela jornalista e empreendedora social Viviane Duarte, Dayane Silva, estudante de graduação da UNICAMP, e Gabriela Heringer, graduanda em Administração com foco em Comércio Internacional, também pela UNICAMP, embarcam de 12 a 19 julho em uma nova etapa, com uma bagagem para levar para vida toda: a Conferência da Semana Global de Negócios da X-culture, na Universidade Maria Curie Sklodowska, uma entidade que reúne empresas, estudantes e as mais diversas universidades para uma imersão disruptiva, em Lublin, na Polônia.
As universitárias foram selecionadas entre 6 mil alunos de mais de 170 universidades de 50 países. Cada candidato deveria propor ideais de melhorias e de impacto social, a depender do segmento, para as empresas conectadas ao Simpósio. Junto a um time internacional e diverso, contendo estadunidenses, egípcios, holandeses e paquistaneses, as alunas desenvolveram uma estratégia de internacionalização para uma empresa brasileira do ramo têxtil que produz peças para marcas como Renner, Hering, Hard Rock Café, Dudalina, entre outras. Em uma programação intensa e educacional, elas passarão uma semana na Polônia imersas em workshops, desafios, competições, farão visitas às empresas vinculadas ao programa e também realizarão outros desafios.
A conquista foi transformadora para as meninas, reforça Dayane: “Eu vi a participação nesse projeto como uma grande oportunidade na minha vida. Poder interagir com pessoas de várias nacionalidades e culturas, aprender sobre negócios internacionais e desenvolver um plano de marketing para uma empresa foi uma experiência fantástica.
Admito que inicialmente não acreditava que poderia estar entre os 150 selecionados dentre aproximadamente 6 mil pessoas. No entanto, como sempre fiz em minha vida, me dediquei ao desafio e ao meu time. Quando recebi o convite oficial, foi uma imensa alegria para mim e minha família”.
Com passagens pelo Plano de Menina entre 2018 e 2019, o acesso à educação sempre foi a porta de entrada às potencialidades que Day e Gabi, como são chamadas, pontuam como transformação emancipatória. Logo, levar as premissas do Plano para o mundo é uma forma de impulsionar, empoderar e incentivar outras meninas a protagonizarem os seus sonhos, como conta Gabi: “Fiz parte do Plano de Menina durante o ensino médio. Em um dos eventos mais marcantes, pude estar em uma conferência de negócios que aconteceu em São Paulo. No meio da plateia, enquanto assistia às palestras, eu só conseguia pensar que, um dia, eu estaria do outro lado. Queria influenciar outras jovens, como eu, a fazer o mesmo. Queria que a minha história se tornasse uma inspiração para outras meninas também. Desde então, esse sonho se transformou em um plano e, em julho, poderei representar o meu país em uma conferência de grande renome”.
Há pouco mais de um mês da viagem, hoje, as meninas buscam parcerias e patrocínio para custear os gastos da viagem, uma vez que a instituição não cobre os principais custos. Dessa forma, estão fazendo um chamado a instituições e simpatizantes do projeto que possam, de alguma forma, a auxiliarem. Quem quiser ajudar com a viagem de forma individual, também pode contribuir com a vaquinha online que as meninas criaram: aqui e aqui.
SOBRE O INSTITUTO PLANO DE MENINA
Fundado em 2016 pela jornalista Viviane Duarte, o Instituto Plano de Menina atua com a missão de capacitar e conectar meninas de periferia, de 14 a 24 anos, a grandes oportunidades que as tornem protagonistas de suas histórias. Por meio de jornadas digitais e presenciais, empregabilidade, bolsas de estudo e outras iniciativas, o projeto social prepara e impulsiona o desenvolvimento das soft e hard skills necessárias para que realizem seus planos. Atualmente, o Plano de Menina atua em 10 Estados e já impactou 3 mil meninas em projetos presenciais e 2 milhões online.