por Ivim Pelloso (*)
Nos últimos anos, temos acompanhado um aumento significativo de empreendedores em busca de estudos de viabilidade e planejamento de um novo negócio. Estamos no mercado há 45 anos e percebemos atualmente a preocupação dos novos empreendedores em planejar antes da execução.
Com o aumento de número de fechamento dos estabelecimentos, estamos assistindo agora uma busca pelo conhecimento e pelo planejamento antes da execução, que muitas vezes já tem início da forma errada. O número de fechamentos é gritante, uma aberração, onde 90% deles fecham suas portas em até cinco anos.
Passamos muito tempo do nosso trabalho demonstrando o quanto o planejamento é essencial para o sucesso do negócio. Um dos grandes objetivos de publicar um livro é exatamente esse, compartilhar conhecimento e multiplicar para que os negócios tenham sucesso de uma vez para todas. Obviamente que também accessíveis nossos conhecimentos e eternizá-los.
Vamos listar aqui os passos importantes para empreender e ter sucesso em um negócio em alimentação:
1- Ter um Plano de Negócios com: localização, públicos-alvo e produto bem definidos. Essas três questões precisam fazer sentido entre si. O produto e preço de venda deve estar alinhado com a localização e público-alvo.
2- Definir o modelo de negócio e os produtos oferecidos. Estudar sempre modelos de negócios modernos e que possam garantir uma nova experiência para o seu cliente. Que você tenha diferenciais que atraiam novos clientes.
3- Definir o total de investimento versos retorno sobre o investimento. Não esqueça de estudar os detalhes do negócio para que a composição de preço seja correta! Se precisar de ajuda, é só chamar a gente.
4 – Desenvolver todos os projetos Funcionais, Arquitetura e complementares (elétrica, hidráulica, mecânica, estrutura etc.). Deve ter projeto de mecânica eficiente com insuflamento, exaustão e ar-condicionado para que o cliente não sinta o odor proveniente da preparação dos alimentos. Não esquecer dos projetos regulatórios (prefeitura, AVCB, Anvisa, alvará de funcionamento etc.). O projeto de arquitetura e design, deve ser detalhado com fachada, acesso e elementos arquitetônicos especificadas de acordo com o modelo do negócio.
5 –Ter uma operação de cozinha muito enxuta, verticalizada, com tecnologia, técnicas de preparação inteligentes e sustentáveis. A operação deve ter operação com horários de cada preparação, com processos estabelecidos e equipe treinada para que a operação aconteça de forma eficiente e padronizada.
6 – Desenvolver detalhadamente o cardápio (preço de compra e venda), fichas técnicas e os manuais boas práticas e de operação com detalhes de horário de produção.7 – Ter um organograma e uma equipe bem treinada e preparada para novos desafios. Ter planos de carreira e salários transparentes com acesso a equipe.
8 – Ter capital de giro para 3 meses para insumos e operação.
9 – O proprietário deve entender de negócios de modelo, de operações, de equipamentos, de segurança alimentar. Caso ele não entenda, procure uma consultoria.
10 – Ter um Plano de Metas e um DRE (demonstração do resultado do exercício), bem definido com ações diárias que te ajudarão nas tomadas de decisão, crescimento e principalmente atividades focadas em alcançar os objetivos. Ter departamentos como: financeiro, contabilidade, operação, comercial, marketing etc., para cada atividade empresarial e com indicadores, segundo as metas da empresa. Pense que o negócio de alimentação funciona como qualquer outra empresa. Os departamentos são suporte um para o outro, funcionam como uma engrenagem.
O negócio de alimentação é algo complexo, que precisa envolver planejamento e muito conhecimento. Infelizmente muitos empreendedores iniciam os negócios com uma ideia ainda muito doméstica sobre alimentação e é um grande engano.
(*) Ivim Pelloso – Consultora e Projetista de negócios em alimentação há mais de 20 anos – Sócia da FSone e Fundadora da Kitchain. Autora da obra “Food Service One”, pela Literare Books International. Instagram: @ivimpelloso