Com o conteúdo apresentado no livro Reputação Empresarial – Armadilhas e desafios na gestão da imagem corporativa, o jornalista e executivo de comunicação Daniel Bruin mergulha nas intrincadas camadas que compõem a construção da percepção do público sobre um negócio ao longo do tempo.
A reputação é um ativo intangível e valioso que pode afetar como os clientes, investidores, funcionários, parceiros comerciais e a comunidade em geral interagem com a empresa. Uma boa imagem pode impulsionar o sucesso das organizações. Por outro lado, se esse prestígio sofrer abalos, o resultado serão danos irreparáveis.
Ao longo das páginas, o autor explora os fatores que moldam o renome corporativo, desde a cultura organizacional e o papel da liderança até a importância de estratégias de comunicação assertivas, mesmo quando o momento não é de crise. Além disso, apresenta uma série de estudos de caso envolvendo empresas que sofreram grandes abalos na própria imagem, como as Lojas Americanas e o Carrefour.
A obra trata de temas essenciais, como a ascensão das políticas de ESG, o impacto das redes sociais na gestão da reputação e o papel dos influenciadores digitais. Além disso, o livro oferece insights valiosos sobre o desafio de medir a reputação e explorar o potencial da inteligência artificial na análise reputacional.
Bruin adverte que as empresas estão inseridas hoje em contextos ainda mais desafiadores. “A transformação das redes sociais em tribunais populares em real time passou a exigir cuidados inimagináveis há algumas décadas. Qualquer falha ou escorregão nas vendas de um produto ou prestação de um serviço pode viralizar e exterminar, em questão de horas ou minutos, uma reputação que demorou anos ou décadas para ser construída”, pontua.
Gerenciar e proteger a reputação empresarial é essencial para o crescimento e a sobrevivência no ambiente de negócios atual, especialmente com o aumento do escrutínio público e a influência das mídias sociais. Para isso, Reputação Empresarial oferece ferramentas que facilitam a navegação em um cenário marcado por normas sociais em constante mudança, avanços tecnológicos e a onipresença das redes sociais.
Ficha técnica
Livro: Reputação Empresarial – Armadilhas e desafios na gestão da imagem corporativa
Autoria: Daniel Bruin
Editora: Matrix Editora
ISBN: 978-65-5616-440-3
Páginas: 104
Preço: R$ 32,00
Onde encontrar: Matrix Editora e Amazon
Sobre o autor
Daniel Bruin é jornalista de formação, e por mais de 20 anos trabalhou em veículos como IstoÉ, Jovem Pan, Guia Quatro Rodas e Gazeta Mercantil, onde respondeu pela editoria de Mídia e Marketing. Entrou na comunicação corporativa em 2001, como diretor de comunicação da agência de publicidade Talent, e depois ocupou cargos de executivo de comunicação em empresas como Nestlé, Santander e Semp Toshiba. Foi sócio da consultoria de marketing Salles, Periscinoto, Guerreiro e Associados (SPGA), e desde 2014 é sócio da XCOM, agência de comunicação e marketing digital. Foi professor de Jornalismo por onze anos na Faculdade Casper Líbero e atualmente é palestrante e mentor executivo. Foi presidente da Associação Brasileira de Agências de Comunicação (Abracom) e membro do board da Public Relations World Alliance.
Redes sociais do autor
Sobre a Matrix Editora
Apostar em novos talentos, formatos e leitores. Essa é a marca da Matrix Editora, desde a sua fundação em 1999. A Matrix é hoje uma das mais respeitadas editoras do país com mais de 1.000 títulos publicados e oito novos lançamentos todos os meses. A editora se especializou em livros de não-ficção, como biografias e livros-reportagem, além de obras de negócios, motivacionais e livros infantis. Os títulos editados pela Matrix são distribuídos para livrarias de todo o Brasil e, também, são comercializados no site www.matrixeditora.com.br.