A Páscoa é uma data aguardada por quem vende chocolates, e também pelas crianças. Mas o período exige atenção dos pais quando o assunto é saúde bucal. O aumento no consumo de chocolate pode favorecer o aparecimento da doença cárie e outros problemas dentários, especialmente se os cuidados com a higiene forem negligenciados.
Dentistas da Associação Israelita Fortunee de Picciotto dão orientações simples para manter o sorriso dos pequenos saudável diante do período.
- Horários para o consumo
Evite oferecer chocolate ao longo do dia. O ideal é consumir o doce após as refeições, quando a salivação aumenta e ajuda a proteger os dentes. “É melhor concentrar o consumo em momentos específicos, em vez de permitir que a criança belisque durante todo o dia”, afirma a dentista Maria Clara Lembo, da Associação Israelita Fortunée de Picciotto.
- Escove os dentes após comer doces A escovação deve acontecer em até 20 minutos após o consumo de chocolate. Utilize escova de cerdas macias e creme dental com flúor. Para crianças pequenas, os pais devem assumir ou supervisionar a escovação.
- Introduza o açúcar com responsabilidade
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o açúcar não deve ser oferecido antes dos 2 anos – isso inclui chocolates. Após essa idade, deve ser introduzido de forma controlada. O excesso, além de afetar os dentes, pode causar problemas metabólicos, como obesidade e diabetes.
- Use fio dental à noite
Mesmo em crianças, o uso do fio dental é recomendado, especialmente após o consumo de doces. Ele remove resíduos entre os dentes que a escova não alcança. A introdução do hábito pode ser lúdica, com escovas e fios apropriados para a idade.
- Mantenha o acompanhamento odontológico em dia
Ir ao dentista regularmente é essencial para detectar e prevenir problemas. Principalmente, se houver dor, sensibilidade ou manchas nos dentes após, é recomendado agendar uma consulta.
“Os pais e as crianças podem aproveitar os chocolates dos ovos de Páscoa tranquilamente, desde que haja moderação no consumo e capricho na escovação”, orienta a odontopediatra Dra Maria Clara Lembo, da Associação Israelita Fortunée de Picciotto. “Se perceberem algo diferente ou fora do normal, o ideal é procurar um dentista”, completa.