29 de setembro é considerado o dia mundial do coração, data que tem como objetivo alertar e conscientizar a população sobre a importância de manter hábitos saudáveis e preservar a saúde cardíaca. As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no mundo. De acordo a Sociedade Brasileira de Cardiologia SBC elas representam a principal causa de mortes no Brasil. São mais de 1100 mortes por dia, cerca de 46 por hora, 1 morte a cada 1,5 minutos (90 segundos) a prevenção e o tratamento adequado dos fatores de risco e das doenças cardiovasculares podem reverter essa grave situação.
Hipertensão arterial, doença coronariana (doença isquêmica do coração), doença cerebrovascular, doença arterial periférica; doença cardíaca reumática e cardiopatia congênita são as causas de problemas cardíacos mais conhecidas. Entre os principais fatores de risco para a ocorrência dessas doenças estão: diabetes, hipertensão, tabagismo, estresse, obesidade, doenças da tireóide, colesterol alto e histórico familiar. “Pessoas com sobrepeso/obesas, com dieta inadequada, tabagistas e sedentárias estão mais propensas a desenvolver algum problema cardíaco”, alerta Gustavo Coulon Perim – Cardiologista do HSANP.
Sintomas e diagnóstico
Dentre os principais sintomas de que há algo errado com o coração está dor no peito, náuseas, vômitos, sudorese e falta de ar. “No caso de sentir todos esses sintomas é fundamental procurar um cardiologista o mais prontamente possível para que receba o tratamento adequado ao diagnóstico”, orienta.
Segundo o especialista uma maneira segura e eficaz de diagnosticar algum problema cardíaco é utilizando a angiotomografia, uma tomografia que avalia os vasos sanguíneos através da administração de contraste por uma veia periférica esse exame consegue identificar obstruções e aneurismas, como por exemplo, o aneurisma de aorta, que é a principal artéria do corpo. ” Esse é um excelente exame, ele faz uma avaliação clara das artérias do coração e identifica obstruções que podem ser causadoras de dor no peito e de outros problemas cardíacos que quando não tratados adequadamente podem levar a morte ou deixar sequelas importantes” , pontua.
Dicas para ter um coração saudável
Segundo o especialista, para se ter uma saúde cardíaca em dia é fundamental:
• Praticar exercícios físicos com regularidade;
• Manter uma alimentação equilibrada com frutas, verduras, legumes e evitando o excesso de sal, açúcar, frituras e gorduras saturadas;
• Manter o controle do colesterol, diabetes e pressão arterial;
• Não fumar e moderar o uso de álcool;
“Vale lembrar que para um coração saudável o controle das comorbidades acompanhado por um especialista é essencial, sempre levando em consideração que dieta, exercício e emagrecimento ajudam nesse gerenciamento” , finaliza o cardiologista.
Sobre o HSANP: Hospital referência na Zona Norte da Grande São Paulo e tem como missão ser assertivo com práticas humanizadas, promovendo a melhor experiência e resultados no cuidar de pessoas.