A parceria no modelo store in store (SIS) da Soneda Perfumaria (www.soneda.com.br) com a multinacional japonesa do setor de variedades, Daiso Japan, completa neste mês de fevereiro seis meses. Um tempo curto, mas o suficiente para que as duas empresas pudessem alinhar o crescimento estimado para 2022. E o desejo da rede de perfumarias, que hoje reúne 33 lojas espalhadas por 15 municípios, é rumar para o interior de São Paulo, a começar pelas unidades de Rio Claro e Atibaia. A operação parceira nessas localidades tem início, respectivamente, nos dias 11 e 25 deste mês.
De acordo com o diretor da Soneda Perfumaria, Minoru Kamachi, seis lojas da marca deverão atuar com a Daiso Japan até o fim do primeiro semestre deste ano. Além de Rio Claro e Atibaia, estão sendo analisadas as unidades de Santo André e Diadema, na região do Grande ABCD, e Ana Rosa e Mooca ou da Avenida Faria Lima, na capital. A multinacional japonesa não está presente nas duas cidades do interior, nem em Diadema.
Desde setembro de 2021, quando teve início, a parceria entre Soneda e Daiso já chegou a cinco lojas: Guarulhos, Vila Nova Cachoeirinha (zona norte de São Paulo), Mauá, Santos e Guarujá. Em cada uma delas há entre 2 mil a 3 mil SKUs em todas as categorias, de papelaria, passando por utensílios domésticos e decoração à jardinagem. “Ter uma parceira como a Daiso nos fortalece e amplia o nosso mix de produtos. É uma gigante do Japão, com mais de 5 mil lojas espalhadas pelo mundo, que vive uma espiral de crescimento nesse modelo de SIS especialmente aqui no Brasil”, diz Minoru. A Daiso começou com suas parcerias no varejo nacional com o Hirota Supermercados em 2012 e hoje tem 44 lojas próprias, além de mais de 60 no formato SIS.
Três lojas próprias no plano de expansão – Além da ampliação da parceria com a Daiso Japan, a Soneda Perfumaria também estima abrir três novas lojas próprias no primeiro semestre deste ano. A primeira delas, com as obras já iniciadas, deve ser inaugurada até o final de março na Rua Vergueiro, 6.412, na região do Metrô Alto do Ipiranga, zona sul de São Paulo. O local, de 400 metros quadrados, abrigará cerca de 15 mil SKUs.
Segundo dados da Nielsen, a Soneda tem no Estado de São Paulo 30% do market share do setor de perfumaria e 11% em todo o território nacional. “Não temos a pretensão de sermos reconhecidos como a maior rede de perfumarias do Brasil e sim de atuarmos como os melhores naquilo que estamos nos propondo a fazer, que é levar um novo jeito de embelezar vidas. E isso, para nós, vai muito além do produto cosmético. Nosso propósito é revelar a beleza essencial que existe dentro de cada um”, argumenta Minoru, que estima um crescimento da Soneda, em 2022, de cerca de 20%.