• Entre em contato:
  • 55 11 98730-4231
  • 55 11 98199-1977
  • comercial@objetivacomunicamidia.com.br
  • Home
  • Animais & Veterinários
  • Carreira & Educação
  • Culinária & Gastronomia
  • Cultura & Entretenimento
  • Economia & Negócios
  • Hotel & Turismo
  • Imóveis & Decoração
  • Ofertas, Cupons & Presentes
  • Olá! Informa
  • Produtos & Serviços
  • Saúde & Beleza
  • Tecnologia & Games
  • Contato

Teste do olhinho

  • Home
  • noticias saude e beleza
  • Teste do olhinho
Sorriso perfeito
21 de setembro de 2021
Pés hidratados
21 de setembro de 2021

Teste do olhinho

Após o nascimento, todo bebê precisa fazer o teste do olhinho para avaliar se há alterações que indiquem algum problema. De acordo com o médico Fernando Naves, coordenador do setor de Oftalmologia do Hospital Santa Casa de Mauá, o exame faz o diagnóstico precoce do retinoblastoma, um tipo de câncer que surge em um ou nos dois olhos e que pode ser tratado com sucesso nas fases iniciais, sem deixar sequelas. A patologia é o câncer ocular mais comum na infância, aproximadamente 400 crianças brasileiras sofrem com ele por ano, o que o torna raro.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, cerca de 95% dos casos são descobertos antes dos 5 anos de idade. A retina é uma parte do olho que surge nas fases iniciais do desenvolvimento do bebê, em alguns casos ela pode continuar crescendo e formar o retinoblastoma. Esse crescimento está ligado a uma alteração genética que pode ser hereditária, mas também pode ser consequência de uma mutação aleatória.

Outros exames que podem identificar a doença são o ultrasson e a ressonância. Alguns sinais da doença envolvem reflexo branco no centro do olho (leucocoria), estrabismo em um ou ambos os olhos, alteração da cor do olho, vermelhidão constante e dificuldade para enxergar.

“Vale destacar que a leucocoria só aparece quando a doença já está em estágio mais avançado, junto com outros sinais como dor de cabeça, vômito, dor nos olhos e perda de visão. No caso de dúvidas procure um oftalmologista o mais rápido possível para confirmar ou descartar o diagnóstico”, orienta.

Quase 100% dos pacientes podem ser curados se a doença for detectada precocemente. O tratamento varia de acordo com o grau de desenvolvimento do câncer e naqueles que estão pouco desenvolvidos são utilizados Laserterapia, Crioterapia ou Termoterapia para destruir o tumor, todos são realizadas com anestesia geral.

Nos casos mais graves podem ser necessárias quimioterapia e radioterapia para tentar reduzir o tumor antes de experimentar outras formas de tratamento. Quando não houver resposta aos procedimentos, é indicada a cirurgia para retirada do globo ocular e evitar que o câncer continue crescendo e colocando em risco a vida da criança.

O Hospital Santa Casa de Mauá foi fundado há 55 anos e está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1374 – Vila Assis – Mauá – fone (11) 2198-8300. https://santacasamaua.org.br/

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn

Siga o Guia Olá!SP






RECEBA NOSSAS
NOVIDADES


    Entre em Contato

    Empresa registrada com CNPJ e Inscrição Municipal.

    Atendimento

    segunda a sexta-feira: 10h às 20h
    sábado: 10h às 14h

    Localização

    São Paulo/SP

    Contatos

    55 11 98730-4231

    55 11 98199-1977

    comercial@objetivacomunicamidia.com.br

    © 2019 Guia Olá!SP. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Publique-se Digital