A Black Friday tornou-se uma data importante para o varejo, com consumidores em busca de grandes descontos para antecipar suas compras de Natal ou adquirir produtos desejados. Para assegurar uma experiência positiva aos clientes nesses dias de promoções, os varejistas estão preparados para receber os pedidos, pois se organizaram por meio de negociações com fornecedores e parceiros, treinamento da equipe e investimentos em logística.
No mercado virtual, a situação não é diferente. “Vivemos em uma era de grandes oportunidades para empresas que sabem explorar o mundo virtual. O mercado virtual torna-se cada vez mais promissor para as empresas, e com a crescente demanda por negócios online, é essencial investir em estratégias de marketing digital para aproveitar as oportunidades, fortalecer o estoque, aprimorar o atendimento e investir em logística eficiente. Além disso, é crucial marcar presença nas redes sociais para se destacar nesse novo cenário”, afirma o CEO do Grupo IRRAH, Cesar Baleco.
Estamos falando de uma abordagem que permite ao público chegar ao negócio de maneira mais livre. Segundo pesquisa da Opinion Box, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado no país nos últimos anos, com mais de 2 bilhões de pessoas em 180 países utilizando a plataforma.
A pesquisa também mostrou que 61% dos usuários do WhatsApp abrem o aplicativo pelo menos uma vez ao dia, sendo que, desses, 35% deixam o aplicativo aberto o dia todo.
Ao longo do tempo, a ferramenta tornou-se um poderoso canal de comunicação e vendas entre consumidores e marcas, seja para vender um produto ou oferecer suporte, por exemplo.
Os resultados da pesquisa comprovam o sucesso da funcionalidade: 79% dos respondentes afirmaram que se comunicam com empresas por meio do WhatsApp, e 51% delas gostariam de receber promoções via aplicativo.
“Se a empresa ainda não tem uma estratégia para essa rede, pode estar perdendo negócios”, diz Cesar. E os dados não negam, 59% consideram adequado usar a plataforma para comprar produtos e serviços. Os números mostram o grande potencial de vendas que o WhatsApp pode proporcionar para uma empresa.
Buscando soluções para um ambiente de varejo e se adaptando às mudanças do segmento, o Grupo IRRAH, que oferece um ecossistema com soluções para gestão de lojas web e sistemas de PDV web e automação em marketing, utiliza a tecnologia para tornar as vendas mais assertivas, garantindo a segurança com planos e inteligência artificial completos ao setor.
Entre elas, a startup disponibiliza a plataforma DisparaAí, um modelo que une o inbound marketing e WhatsApp, permitindo o disparo de campanhas de divulgação de lançamentos, qualificação de leads, divulgação de catálogo de produtos da empresa e engajamento de clientes de qualquer produto ou serviço pelo app.
O DisparaAí, inclusive, fomentou a taxa de conversões de vendas em 27% da We Happy Shop, uma empresa do setor de e-commerce de moda paulista. Usando a solução desde 2022, a empresa encontrou na solução uma forma fácil e eficaz de disparar mensagens de forma automática para mais de 40 mil contatos. Com o DisparaAi, a We Happy Shop conseguiu iniciar mapear ações de recuperação de carrinho abandonada, cobranças automáticas, pós-vendas e envio de cupons de desconto: em quatro semanas, o aumento foi de quase 30% nas vendas remotas.
Também, é de domínio da empresa o PlugChat, para gestão de atendimento e vendas no WhatsApp, que disponibiliza vários atendentes para responder aos usuários por meio de um único número de WhatsApp e o mesmo perfil no Facebook Messenger, garantindo agilidade e velocidade no atendimento.
“Utilizar tecnologia de forma estratégica e eficiente pode trazer diversos benefícios para uma empresa, como otimização do trabalho, fortalecimento da marca e melhor interação com os clientes. É importante escolher as ferramentas corretas que atendam às necessidades da empresa e proporcionem um impacto positivo”, diz.