Viagens de incentivo estão hoje no coração do planejamento de grandes e médias empresas para impulsionar vendas e, por consequência, impactam positivamente os negócios como um todo.
Levando em conta a relevância dessa tática para as organizações escalarem, Gerson Palmeira, sócio fundador da Duo & Ecco, conta, a seguir, tudo que você precisa saber sobre viagens de incentivo, e como se valer de ações do tipo para alavancar seu business.
Em tempo: a Duo & Ecco é a única agência brasileira no setor de turismo e eventos corporativos agraciada com a certificação internacional SITE Crystal Awards, o “Oscar mundial” no segmento de incentivo.
O que são viagens de incentivo?
“São viagens extremamente marcantes e personalizadas que as empresas dão como prêmio para clientes, fornecedores, times de vendas, colaboradores ou parceiros comerciais que se destacaram ou atingiram metas. A ideia é oferecer uma experiência especial, e que seja inesquecível na vida dos premiados. Nessas viagens, em geral, existe uma exclusividade que o dinheiro não é capaz de comprar”, explica Gerson Palmeira.
Qual a diferença entre uma viagem de incentivo e uma viagem comum?
“Pensadas para propiciar um momento extremamente único, costumamos dizer que a experiência de uma viagem de incentivo é digna de ser lembrada pelo resto da vida. Em geral, uma viagem de incentivo marca profundamente seus participantes e é muito mais valiosa aos olhos de quem ganha do que uma bonificação em dinheiro, por exemplo”, afirma Palmeira.
Como uma viagem de incentivo ajuda no sucesso de uma empresa?
“Além de reconhecer o esforço de pessoas que atingiram objetivos importantes para o sucesso de uma companhia, as viagens de incentivo têm o poder de criar uma conexão duradoura entre os premiados e a empresa. A experiência de uma dessas viagens é tão única que rende histórias que você conta pelo resto da vida, relacionando todas essas memórias positivas com a organização que as fez se tornar realidade”, diz Palmeira. “Além disso, viagens de incentivo também podem ter como finalidade promover educação, atualização ou capacitação dos colaboradores, misturando o turismo e o lazer com momentos de cultura e aprendizado”, conclui.
O que é essencial para uma viagem de incentivo?
“Para uma boa viagem de incentivo, dois pontos são essenciais: a inovação e a personalização. Portanto, devemos sempre procurar rotas que fujam do comum e que conversem com o DNA da empresa que vai oferecer a viagem. Ou seja, você deve compreender o seu público alvo e surpreendê-lo. Além disso, é essencial garantir vivências únicas. A Duo & Ecco, por exemplo, já organizou em suas viagens de incentivo ações como um jantar na Muralha da China, com a bandeira da empresa que fez o convite para a viagem hasteada, substituindo a bandeira da China, e outra aos pés das famosas Pirâmides do Egito, com as pirâmides iluminadas com as cores da empresa que levou o grupo. Essas foram algumas das experiências notáveis que proporcionamos, mas temos muitos outros relatos emocionantes e igualmente inspiradores e inesquecíveis nos nossos 27 anos de know-how no segmento”, afirma Palmeira.