Com o avanço da vacinação, as pessoas estão se sentindo mais dispostas e seguras para voltarem a viajar, ao mesmo tempo em que várias localidades e fronteiras internacionais vão sendo reabertas para turistas brasileiros. A opção de organizar uma viagem pode ser segura, caso todas as medidas de saúde sejam tomadas e o viajante planeje muito bem a sua jornada, dedicando especial atenção a eventuais exigências do local destino da viagem.
A Allianz Travel, empresa de seguro-viagem, que, no Brasil, atua como representante da Allianz Seguros, lista as principais dicas para quem quer realizar uma viagem com segurança.
Procure empresas que ofereçam segurança na hora de viajar. Mesmo com a retomada do turismo e o avanço da vacinação, o cuidado com a saúde ainda é essencial. Com isso, escolher empresas que oferecem segurança e flexibilidade, como por exemplo para alterações de voos e reembolso de passagens,é o requisito mínimo.
Planeje com antecedência
Uma viagem pode envolver muitos serviços, terceiros e empresas. Esteja pronto para seguir diferentes diretrizes em cada etapa e redobre a atenção nas novas exigências por conta da pandemia da COVID-19. Lembre-se que alguns países exigem a realização de quarentena antes da entrada no local.
Conheça as regras sanitárias nacionais e do destino da viagem
Medidas como verificar as orientações sanitárias da ANVISA, o acompanhamento de abertura de fronteiras, além de se atualizar sobre notícias e informações sobre a COVID-19 no local de destino passaram a ser essenciais para uma boa organização de viagem com segurança. Fique atento diariamente às notícias e informações sobre prevenção ao a COVID-19 do local de sua viagem.
Obrigatoriedade de vacinas
Vários países já exigem dos turistas a vacinação completa contra a COVID-19. Fique atento às regras estabelecidas no local de destino. E não se esqueça que algumas localidades também podem exigir vacinas para outras doenças, como por exemplo a de Febre Amarela.
Teste de COVID-19
Alguns países exigem a apresentação de testes de COVID-19, como por exemplo o RT-PCR, em um curto período antes do embarque. Verifique se o seu destino solicita o teste e agende com antecedência.
Algumas empresas do setor já apresentam serviços para facilitar essas novas exigências. A Allianz Travel, por exemplo, oferece descontos exclusivos no teste RT-PCR para seus clientes.
Dê preferência para serviços online
Check-in, etiquetagem de malas, vistos eletrônicos e outros serviços online podem ser grandes aliados na hora de evitar aglomerações desnecessárias.
Seguro-viagem
Um bom seguro-viagem com assistência médica e equipe especializada para o atendimento em qualquer lugar do mundo é essencial paraviajar com mais tranquilidade. Além disso, consulte as regras do seu local de destino sobre o capital exigido do seguro-viagem. Outro ponto essencial para se viajar nesse período de retomada do turismo é optar por um seguro-viagem que tenha cobertura para COVID-19. O Allianz Travel, por exemplo, possui cobertura para atendimento médico e hospitalar sem custos adicionais caso o cliente seja diagnosticado com o COVID-19 durante a viagem.