Na pandemia, muitas pessoas assumiram diferentes papéis dentro de casa, e é comum alguém fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo para atingir diferentes objetivos. Nesse processo, já nos deparamos com o achismo de que devemos ser multitarefas, mas na verdade, o ideal é sermos multifoco. Por exemplo, enquanto alguém checa mensagens no celular ao mesmo tempo que está participando de uma reunião, está dividindo o foco de sua atenção. Já uma pessoa multifoco se dedica 100% às atividades diferentes quando as realiza.
Por isso, não podemos confundir. Enquanto realizamos várias tarefas ao mesmo tempo (multitarefa), podemos ter a impressão de estarmos sendo mais produtivos. Geralmente, o resultado disso é uma entrega com menor qualidade e, muitas vezes, leva ao retrabalho. Já o conceito de multifoco é exponencial, pois uma atividade contribui para a melhoria de outra e, assim sendo, há mais produtividade. Isso significa que as diversas atividades não são mutuamente exclusivas. Elas não só podem, como devem coexistir. A integração entre diferentes disciplinas contribui para a cria&ccedi l;ão de projetos mais bem-sucedidos em todos os aspectos.
Uma pessoa da atualidade que melhor personifica o conceito de multifoco é ninguém mais, ninguém menos que o maior fisiculturista de todos os tempos. Ou seria um dos atores mais bem pagos de Hollywood? Ou quem sabe o ex-governador do estado mais populoso do país mais poderoso do mundo? Bem, todas essas descrições apontam para a mesma pessoa: Arnold Schwarzenegger.
Você pode estar pensando que esse exemplo citado não funciona bem como referência porque é um indivíduo muito acima da média, mas independente disso, é possível desmistificar a noção de que só quem se dedica a uma única atividade consegue sucesso. Porém, não é preciso ser um ícone mundial para aplicar essa estratégia. Mais do que isso, a ideia aqui é lhe fazer refletir sobre crenças limitadoras e que não lhe permitem desenvolver e potencializar as suas atitudes extraordinárias.
Dicas para se tornar multifoco
Agora você já sabe a diferença entre multifoco x multitarefa. Então, está preparado para potencializar suas atitudes e transformar a sua vida?
Sobre o Renato Grinberg:
Renato Grinberg possui mais de 25 anos de experiência empresarial, com atuação em grandes corporações nos EUA (Sony e Warner Bros) além de ter liderado, no Brasil, empresas do grupo Santander e da Time Warner. Na área de execução estratégica, foi responsável pela operação da consultoria global BTS na América Latina, com projetos para várias empresas da Fortune 500 e governos, como o de Abu Dhabi.
Hoje, Renato é diretor geral da TGR Ventures, e sócio fundador do INXCL Group além de ter escrito best-sellers como A estratégia do olho de tigre. Seu livro mais recente, Atitudes Extraordinárias, estreou em julho desse ano, como o livro mais vendido do país na categoria de negócios (ranking Publishnews).
Realiza ainda palestras, workshops e mentoria executiva, no qual apoiou milhares de pessoas a atingirem alta performance em suas vidas profissionais, seja como líderes empresariais ou líderes de si mesmos.
O profissional é formado em composição e regência pela FAAM, possui MBA em Marketing e Finanças pela University of Southern California e cursou Melhores Práticas em Liderança na Harvard Business School.