A Rua Inhaúma, na Barra Funda, agora passa a se chamar Rua Prof° Walter Lerner. A decisão da Prefeitura de São Paulo homenageia o antigo diretor do Colégio Renascença, instituição de ensino centenária que foi uma das responsáveis pela formação de uma comunidade judaica organizada em São Paulo. Formado em Química, Lerner assumiu a direção do “Ginásio Hebraico Brasileiro Renascença” nos anos 60 e permaneceu por 30 anos à frente do cargo.
“A homenagem ao professor Walter Lerner é, acima de tudo, a celebração da história de todas as pessoas que fizeram parte dos 100 anos do colégio, professores, alunos e colaboradores. A comunidade judaica e o Renascença fazem parte da história de São Paulo e agora estamos perpetuando parte dessa trajetória no mapa da cidade. A história não pode ser esquecida”, comemora o profº João Carlos Martins, atual diretor-geral do Colégio.
Figura importante na formação de diversas gerações de estudantes, o Professor Lerner ainda é lembrado como o responsável pela reforma curricular que previa, entre outras coisas, o aumento do número de aulas semanais de Cultura Judaica e língua Hebraica, e a introdução das aulas de Informática em 1989, grande novidade à época.
Inaugurado em 1922, o Colégio Renascença prepara outros projetos, como um livro de memórias com as pessoas que, de alguma maneira, fizeram parte da história da instituição que, a partir de agora, fica localizada na Rua Prof° Walter Lerner, na Barra Funda. Para mais informações, acesse: www.renascenca.br