Com a chegada do Natal, período em que tradicionalmente há troca de presentes, as empresas têm de se preparar para o alto volume de atendimentos nos canais digitais, principalmente pelos apps que já são de uso recorrente dos brasileiros, como o WhatsApp.
Somente no estado de SP, a expectativas de vendas para o Natal nas lojas físicas e virtuais é de R$40 bilhões, o que representa um crescimento de 5%, comparado ao ano passado, de acordo com a FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo).
Mais de 2 bilhões de usuários utilizam o WhatsApp, considerado o principal canal de comunicação da atualidade. Quando o assunto é competitividade no mercado, a maioria das empresas já oferece atendimento no app, que se tornou um canal primordial para gerar um excelente relacionamento com os clientes, devido às funcionalidades oferecidas pela versão business.
De acordo com o especialista em relacionamento digital e CEO da Ubots, Rafael Souza, vender pelo WhatsApp é uma prática cada vez mais comum e utilizada por organizações de diversos segmentos e tamanhos e pode alavancar as vendas nessa data que é tão esperada pelo varejo. “No Brasil, o app está instalado em 99% dos celulares. Devido a necessidade de adaptação que o cenário pandêmico trouxe, muitas empresas encontraram nele uma saída para estreitar o vínculo com seus clientes”, explica.
Seguir com as vendas via WhatsApp se tornou um movimento comum para o mercado como um todo, desde microempreendedores que precisaram encontrar uma solução mais segura para realizar as vendas, até gigantes do varejo nacional que tiveram as portas fechadas do dia para noite.
Ao mesmo tempo que as vendas no canal são mais efetivas, elas exigem técnicas e conhecimento. Hoje, as pessoas esperam que a experiência gerada seja tão boa quanto nos outros canais, inclusive no presencial. Desta forma, é preciso ter planejamento e estratégia para que os resultados sejam positivos.
Abaixo, Souza destaca sete dicas para aumentar as vendas do Natal com a ajuda do WhatsApp. Confira!
Há duas versões business do app, uma para pequenas e médias empresas e outra para as grandes. São elas:
WhatsApp Business: versão comercial do canal que atende desde microempreendedores até empresas de porte médio. Totalmente gratuita, traz várias vantagens que são capazes de melhorar a relação entre a marca e o consumidor.
WhatsApp Business API: essa versão é destinada para as empresas que têm um alto fluxo de interação com os clientes. Sua principal funcionalidade está ligada a parte de cobranças, visto que é possível conectar o aplicativo a um software de atendimento digital, possibilitando a utilização de chatbots.
O volume de interações é a principal variável para estabelecer uma estratégia de sucesso, com isso, é preciso um planejamento para atender as necessidades dos consumidores. Uma das formas mais eficazes de escalar o atendimento é com os chatbots, devido às vantagens que o robô virtual pode garantir: atendimento sem filas de espera, disponibilidade sempre que o cliente precisar e a redução de custos operacionais da área.